Mais de 100 mil alunos com necessidades especiais estão sem qualquer apoio pedagógico, situação que em muitos casos acarreta «graves problemas de insucesso escolar», segundo o professor catedrático da Universidade do Minho, Miranda Correia.
O Coordenador da Área de Educação Especial da Universidade do Minho considera que o Ministério da Educação apresenta uma estimativa demasiado baixa sobre os alunos com necessidades especiais que estão sem qualquer apoio pedagógico.
Para o ME, as crianças com necessidades especiais «rondam os 1,8 por cento, um número totalmente abaixo de qualquer estudo internacional», adianta Miranda Correia, que defende situarem-se entre os oito e os 12 por cento os alunos que têm dificuldades de aprendizagem específicas.
Para o especialista, aquela diferença representa que mais de 100 mil alunos estejam fora das contabilidades e apoios do Ministério.
«Entre 100 a 150 mil alunos com necessidades educativas especiais estão sem apoio, sendo que metade diz respeito a dificuldades de aprendizagem específica, como a dislexia», considera.
O professor catedrático da Universidade do Minho, Miranda Correia, alerta ainda para o perigo de estas situações acarretarem «graves problemas de insucesso escolar».
Comentário:
Uma vez mais, o Professor Miranda Correia vem alertar para os alunos que, mediante o processo de monitorização que está em curso, ficam sem qualquer apoio especializado por manifestarem dificuldades específicas de aprendizagem. Esta é a realidade!
As escolas podem e devem proceder à reavaliação dos casos que considerem pertinentes, para bem dos alunos! Sugeria, também, que os pais manifestassem a sua indignação perante esta realidade!
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