domingo, 19 de outubro de 2008

Dores nas costas são a segunda causa das visitas ao médico


No âmbito do Dia Mundial da Coluna, que se celebrou ontem pela primeira vez em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna (SPPCV), a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) e a Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia, alertam para as principais doenças que afectam a coluna, e para as formas de prevenção e tratamento existentes para as diferentes patologias.
De acordo com o Dr. Nuno Reis, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia, “as doenças degenerativas da coluna representam mais de 50 por cento das causas de incapacidade física em idade laboral e são uma das principais causas de ausência no trabalho em todo o mundo.”
Por outro lado, o Dr. José Carlos Vilarinho, presidente da secção Coluna da SPOT, refere também que “em Portugal, 70 a 80 por cento da população acaba por recorrer ao médico nalgum período da sua vida por queixas dolorosas ao nível da coluna. A patologia degenerativa da coluna é a primeira causa de baixa laboral e de incapacidade transitória e permanente para o trabalho.”
As dores nas costas são a segunda causa, em números globais, em Portugal, das visitas ao médico. Tanto homens como mulheres sofrem de dores nas costas e geralmente a dor ocorre entre os 25 e os 60 anos. Contudo, aproximadamente 12 por cento a 26 por cento das crianças e adolescentes também sofrem de dores nas costas (apesar de pouco intensas).

Sem comentários: