segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Madeira proíbe bolos de aniversário com creme nas escolas


Os alunos que frequentam as escolas madeirenses estão impedidos de consumir nas escolas bolos de aniversário com creme, uma das regras impostas pela secretaria regional da Educação (SRE) para fomentar hábitos alimentares saudáveis junto dos mais jovens.

"Durante alguns anos, no primeiro ciclo e creches, o governo regional é que fornecia a alimentação, que era controlada por nutricionistas" e fazia "recomendações às escolas maiores", diz o secretário regional da Educação madeirense. Francisco Fernandes acrescenta que "desde o ano passado, a SRE passou a ser mais rigorosa" e as "recomendações passaram a instruções, dizendo que tipo de alimentos não podiam ter nas escolas".

O responsável deu como exemplos alguns tipos de chocolate, sumos com gás, batatas fritas, entre outros, "porque eram coisas que existiam nos bares das escolas que serviam para os alunos compensarem aquelas que foram excluídas dos "buffets saudáveis". "Agora há um regulamento e as escolas têm cumprido", salienta.

No site da Rede de Bufetes Saudáveis, um projecto desenvolvido na Madeira desde o ano lectivo 2000/2001, a que aderiram 70 por cento das escolas da região, as figuras do "João Batido" e da "Sandra Mista" dão indicações e enunciam as regras de alimentação que vigoram nos estabelecimentos de ensino madeirenses. Podemos constatar, entre outros aspectos, que apenas é permitido o consumo de água, as crianças não podem levar "cesta" com alimentos, os fritos foram excluídos das ementas escolares e nos dias festivos os bolos e sumos devem ser com frutas ou vegetais. (...)

Sem comentários: