terça-feira, 23 de setembro de 2008

Degenerescência Macular da Idade (DMI) cega três mil por ano


As estimativas apontam para 300 mil casos em Portugal e mais de três mil novos doentes a cada ano, mas a DMI, principal causa de cegueira na população acima dos 50 anos, continua sub diagnosticada.
No dia 25 de Setembro, a Associação de Retinopatia de Portugal, através do Clube viVER, assinala o Dia da Retina, convidando toda a população a realizar rastreios oftalmológicos gratuitos no Parque Eduardo VII, junto ao Marquês de Pombal, entre as 10h00 e as 18h00. Durante todo o dia e numa tenda montada para o efeito, ortoptistas e oftalmologistas farão rastreios para detectar eventuais casos de DMI e outros problemas da visão, fazendo o devido aconselhamento e encaminhamento necessários.
A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para impedir a progressão desta doença com consequências irreversíveis. A DMI desenvolve-se a partir do aparecimento de novos vasos sanguíneos anómalos na retina, que danificam irremediavelmente a mesma e provocam a perda da visão central. A DMI não tem cura, mas quando detectada a tempo é possível travar a evolução e ganhar visão. Novos tratamentos permitem aos doentes, pela primeira vez recuperar a visão perdida.
A DMI é uma doença silenciosa. Geralmente, numa primeira fase, a DMI afecta apenas um dos olhos, pelo que o outro compensa a perda de visão do olho com DMI e o doente não se apercebe o que se passa. Só quando a DMI atinge o segundo olho é que há a percepção de que algo de grave aconteceu e a visão que se perdeu já não se recupera.
Os primeiros sinais de alarme para a DMI são o aparecimento de uma mancha escura ou esbranquiçada no centro do campo visual, a perda rápida de visão, a perda da sensibilidade ao contraste, imagens disformes ou enevoadas, alteração das cores e aumento da sensibilidade à luz.
A DMI é uma doença que afecta a zona mais sensível da retina do olho: a mácula, responsável pela visão central, ou seja pelos pormenores, cores e formas. Uma vez danificada, a mácula é irrecuperável, o que leva os doentes a deixarem de conseguir ler ou escrever e até reconhecer pessoas.
As comemorações do Dia da Retina são uma iniciativa da Associação de Retinopatia de Portugal e do Clube VIVER (www.clubeviver.com) que tem como missão promover hábitos de vida saudáveis, direccionados sobretudo para a saúde da visão.

Sem comentários: