sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Atenção à educação especial


A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, dedicou a manhã de ontem às necessidades da educação especial no sistema de ensino. Numa visita à Escola Básica Integrada da Malagueira, em Évora, a tutela aproveitou para anunciar o reforço de meios e locais adequados para as necessidades deste sector, garantindo que "nenhuma criança ficará sem o apoio necessário".
"Um objectivo de uma escola para todos é bastante ambicioso, mas deve ser construído todos os dias", frisou a ministra, realçando o "exemplo" que é o estabelecimento eborense ontem visitado, que de forma estratégica integra os alunos ditos normais, com as crianças com necessidades educativas especiais, que estavam, até ao início do passado ano lectivo, colocadas em instituições. Uma das principais mudanças passa pela melhoria das condições para os alunos surdos. Até à mudança do método de ensino, que agora defende turmas de crianças surdas, ao invés da sua integração numa sala de aula com as outras crianças, onde era mais difícil a sua evolução e integração na comunidade.
Para o corrente ano lectivo, o Ministério da Educação conta com 320 professores e um acréscimo de 49 por cento de terapeutas para o ensino especial, subindo esse número para 379 técnicos. Aumentou também o número de unidades em que são integrados alunos de ensino especial, nomeadamente nas valências de autismo e multideficiência.

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