Com a reforma da educação especial, que prevê a integração de todas as crianças com deficiência no ensino regular até 2013, as escolas especializadas estão a transformar-se em centros de recursos, tendo apresentado este ano, pela primeira vez, projectos de apoio educativo que vão ser desenvolvidos em parceria com os estabelecimentos de ensino regulares.
A ex-professora Rosa Guimarães, da Associação Nacional de Deficientes, lembra casos concretos de crianças "abandonadas pelo sistema": a jovem cega de 14 anos que mudou de estabelecimento de ensino e agora vai ter de percorrer todos os dias 20 quilómetros "desconhecidos" para chegar à escola. O menino que todos os dias chega ao pé dos colegas numa ambulância dos bombeiros porque não existe um carro adaptado para o transportar. Os alunos que não conseguem entrar na casa de banho porque a porta é demasiado pequena para passar a cadeira de rodas. Os estudantes impedidos de ir à biblioteca do primeiro andar, por falta de um elevador que transporte a cadeira de rodas.
"Estamos ainda na Idade Média", acusa Rosa Guimarães, lembrando que muitas crianças com deficiência "estão na escola, mas fazem uma vida totalmente à parte". Existem ainda os alunos "com problemas de aprendizagem, como os que têm dificuldades de linguagem que deixaram de ter apoio. Agora só as crianças com grandes dificuldades passam a ser acompanhadas", acusou Rosa Guimarães.
Expresso Online
A ex-professora Rosa Guimarães, da Associação Nacional de Deficientes, lembra casos concretos de crianças "abandonadas pelo sistema": a jovem cega de 14 anos que mudou de estabelecimento de ensino e agora vai ter de percorrer todos os dias 20 quilómetros "desconhecidos" para chegar à escola. O menino que todos os dias chega ao pé dos colegas numa ambulância dos bombeiros porque não existe um carro adaptado para o transportar. Os alunos que não conseguem entrar na casa de banho porque a porta é demasiado pequena para passar a cadeira de rodas. Os estudantes impedidos de ir à biblioteca do primeiro andar, por falta de um elevador que transporte a cadeira de rodas.
"Estamos ainda na Idade Média", acusa Rosa Guimarães, lembrando que muitas crianças com deficiência "estão na escola, mas fazem uma vida totalmente à parte". Existem ainda os alunos "com problemas de aprendizagem, como os que têm dificuldades de linguagem que deixaram de ter apoio. Agora só as crianças com grandes dificuldades passam a ser acompanhadas", acusou Rosa Guimarães.
Expresso Online
Sem comentários:
Enviar um comentário