domingo, 7 de setembro de 2008

Ver desporto melhora aptidões linguísticas

Um estudo norte-americano sugere que assisitir a actividades desportivas, ou falar sobre elas, estimula zonas do cérebro envolvidas na compreensão da linguagem.
Um estudo revela que as zonas do cérebro envolvidas na compreensão das palavras são igualmente accionadas nos praticantes de desporto e nos seus adeptos.
A conclusão é de um estudo publicado na última edição da revista "Proceedings of the National Academy of Science".
A investigação apurou que atletas e adeptos melhoram as suas capacidades e a sua compreensão da linguagem perante a prática desportiva.
A autora do estudo, a professora norte-americana de Psicologia da Universidade de Chicago, Sian Beilock salienta que a investigação conseguiu identificar que "as partes do cérebro normalmente envolvidas no planeamento e controlo das acções também se activam quando os desportistas e os adeptos escutam e intervêm em conversas sobre o desporto".
"O estudo serviu para mostrar que "o cérebro na idade adulta é mais flexível do que se pensava", afirma Sian Beilock.
A neurologista Cristina Costa, do Hospital Amadora-Sintra, disse à Lusa que é uma conclusão "muito interessante do ponto de vista da plasticidade do cérebro".
Como a investigação foi feita em adultos, este estudo veio revelar que "estamos sempre a aprender", adiantou.
A investigação envolveu 12 jogadores profissionais de hóquei sobre o gelo, oito adeptos deste desporto, mas que não o praticavam, e nove pessoas que nem jogavam nem viam hóquei.
Os participantes escutavam um conjunto de frases relacionadas ora com o hóquei, ora com actividades quotidianas e, a seguir, era-lhes apresentada uma imagem. Era-lhes, então, perguntado se esta estava em consonância com o que tinham escutado.
Tinham ainda de responder a perguntas para avaliar o seu grau de compreensão. Ao mesmo tempo, o comportamento do cérebro era seguido através de imagens de ressonância magnética
"O nosso estudo demonstra que actividades não relacionadas com a linguagem, como praticar ou ver desporto, melhoram as competências linguísticas e compreensivas, uma vez que activam as zonas do cérebro envolvidas na compreensão das palavras", explicam os autores.
Para Cristina Costa, os benefícios do desporto a nível cerebral há muito que foram comprovados, por exemplo na protecção de doenças como o Alzheimer.

Sem comentários: