quinta-feira, 14 de novembro de 2013

II Fórum Educação e Ação Social em Coruche

No ano europeu dos Cidadãos, Coruche organiza mais uma edição do Fórum Educação e Ação Social nos próximos dias 21 e 22 de novembro, no Auditório José Labaredas do Museu Municipal de Coruche.
São transversais os temas em debate, abordando questões fundamentais nos dias de hoje como segurança nas escolas, família e educação para a cidadania, saúde mental, voluntariado, e a importância das acessibilidades. São diversas as entidades convidadas, representando um largo espectro em matéria de novos desafios e funções com os quais os cidadãos se confrontam atualmente, destacando a importância que a sociedade civil através das demais associações presentes tem no debate destas matérias.
A jornada de trabalhos começa às 09:30 do dia 21, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Silvestre Oliveira seguida de uma dramatização realizada pelos alunos do curso de animação Sócio-Cultural da Escola Profissional de Coruche, com o tema “Nós e os Outros”. A Responsabilidade parental e a sua relação com as escolas é o tema do primeiro debate que conta com a presença do Presidente da Direção da APIPDF (Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direito dos Filhos) Ricardo Simões e da Juíza do Tribunal da Comarca de Coruche, Catarina Costa.
A tarde do primeiro dia do Fórum é dedicada à “Cidadania e Saúde Mental” apresentada pela enfermeira Luísa Jorge da Unidade de Cuidados na Comunidade de Coruche e também à Segurança Infantil na Escola assegurada pela Associação de Promoção para a Segurança Infantil.
O dia 22 abre no mesmo horário com a apresentação do “Projeto Educativo Local: um instrumento de cidadania” numa parceria da Câmara Municipal de Lisboa / Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa por Paulo Louro. A Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa com Deficiência lançará o tema sobre Envelhecimento e Cidadania ( Juvenal Garcia). O Empreendedorismo Social será abordado pela Associação Fazer Avançar e apresentado por Raul Testa e Ricardo Figueiredo.
Em matéria de cidadania, voluntariado e saúde este II Fórum conta também com a presença do Diretor do IPDJ (Instituto Português Desporto e Juventude), Carlos Manuel Pereira que encerrará os trabalhos da manhã.
A sessão da tarde do segundo dia dará destaque à apresentação Acessibilidade para Todos por Paula Teles da empresa mpt – mobilidade e planeamento do território Lda e das matérias relacionadas com o Turismo Acessível abordado por Pedro Ribeiro da Silva.
A Mobilidade encarada como fator competitivo das cidades será um dos outro temas da tarde da responsabilidade de Jose Ruiz de las Heras da Columbus European Consulting.
A tarde do Fórum termina com a participação da deputada Idália Serrão que destacará a Importância da Acessibilidade nas Políticas Sociais do Território estando o encerramento dos trabalhos a cargo da Vice-presidente do Município de Coruche, Fátima Galhardo.
De 20 de novembro a 8 de dezembro estará patente ao público no espaço da cafetaria do Museu Municipal a exposição “5 Cidadãos, 5 Caminhos, 5 Pintores” promovida pela ANACED – Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência, IPSS que tem como objetivo promover a inclusão das pessoas com deficiência através da sua arte, criando oportunidades para que se manifestem socialmente alertando para as potencialidades e direitos destas pessoas.
Esta exposição é uma coletiva de Fernando Delgado, Jacinto Nunes, Miguel André Aguiar, Miguel Ribolhos e Pedro Almeida.
In: Ribatejo por indicação de Livresco

Sem comentários: