terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Quebrem barreiras, abram portas: Por uma sociedade inclusiva para todos

No dia 3 de dezembro assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Esta data tem como objetivo sensibilizar a população mundial para a necessidade de construir uma sociedade inclusiva e para todos.
Segundo informação disponibilizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 15 por cento da população mundial vive com algum tipo de deficiência.
A realidade destas pessoas no dia-a-dia passa por enfrentar as barreiras que as impedem de participar plena e efetivamente na sociedade, em condições de igualdade com as outras pessoas.
É por esta razão que, a Assembleia-Geral da ONU proclamou, em 1992, o dia 3 de dezembro como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Assim, em 2013, "Quebrem Barreiras, Abram Portas: Por uma Sociedade Inclusiva para Todos", é o tema escolhido pela ONU para chamar a atenção mundial para a situação das pessoas com deficiência, no sentido de criar uma visão estratégica e de planificar o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva.
"O nosso desafio é prover a todas as pessoas a igualdade de acesso de que todos precisam e merecem. Em última análise, isto irá criar um mundo melhor para todos", Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon.
In: INR

Sem comentários: