Formadora: Mestre Fátima Almeida
2014
É frequente afirmar-se que com os alunos disléxicos mais velhos já pouco há a fazer, para além do treino de estratégias compensatórias. Este mito está a ser questionado pela investigação, que, devido ao que a plasticidade cerebral e a neurogénese revolucionariamente afirmam, nos permite perceber que em idades mais tardias (inclusivamente no ensino secundário) há um caminho ainda longo a percorrer. E um conjunto de ganhos que o decorrer da idade ou qualquer apoio não especializado não irá trazer.
As estratégias propostas nesta formação poderão também ser aplicadas com alunos disléxicos a frequentarem o ensino superior.
Objetivos:
• Clarificar o que é a Dislexia.
• Esclarecer os docentes sobre as implicações da dislexia na aprendizagem no 3º ciclo e no ensino secundário.
• Facultar estratégias de diferenciação a terem lugar numa sala de aula com alunos disléxicos no 3º ciclo e no ensino secundário.
• Perceber o que professores de ensino regular poderão trabalhar em contexto de apoio por eles facultado.
• Elucidar sobre o que é um apoio especializado na Dislexia no 3º ciclo e no ensino secundário.
Duração do curso: 25 horas, a decorrer nos dias 8, 15, 22 e 29 de março de 2014
Horário:
8 e 15 de março – 9h30-13h00 / 14h30-17h30
22 e 29 de março – 9h30-13h00 / 14h30-17h00
Público-alvo: Professores, psicólogos e outros profissionais de educação e pais/encarregados de educação.
Pagamento/Propina única: 100€
Nº mínimo de participantes: 15
NOTA: Curso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua com o registo nº CCPFC/ACC-75318/13, com a atribuição de 1 crédito.
INSCRIÇÕES ABERTAS até 21 de fevereiro de 2014
Mais informações:
Secretariado dos Cursos de Pós-Graduações,
Mestrados e Doutoramentos (Drª Rosa Martins)
Universidade Católica Portuguesa
Centro Regional das beiras
Estrada da Circunvalação
3504-505 VISEU
E-mail: pgfinfo@crb.ucp.pt
Telefone: 232 419 500
Fax: 232 428 344
Via FB
Sem comentários:
Enviar um comentário