quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Encontro Regional de Educação junta especialistas internacionais

O II Encontro Regional de Educação e 'I Encontro Internacional de Educação Especial: Percursos com História - dos modos de regulação estatal às ações organizacionais locais', iniciam-se amanhã, a partir das 09h00, no Centro de Congressos do Madeira Tecnopolo (sala Ursa Maior). (...) este é um evento integrado na Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais, que decorre já desde o dia 2 e que irá até dia 11 de Dezembro, com organização da Direção Regional de Educação.
Com a duração de dois dias, o II Encontro Regional da Educação dá continuidade ao Encontro do ano anterior, permitindo o aprofundamento das temáticas debatidas. Já o I Encontro Internacional de Educação Especial traz pela primeira vez à Região especialistas de educação de vários países, tendo em vista a troca de experiências sobre as políticas públicas de Educação Especial na Europa, Brasil e Madeira. Esta internacionalização surge no âmbito do programa europeu de visitas de estudo a instituições de educação especial, da Agência Nacional PROALV Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, que permite à Direção Regional de Educação trazer à Madeira especialistas de países como Alemanha, França, Holanda, Macedónia, Eslovénia, Áustria, Grã-Bretanha, Eslováquia, Suécia, Estónia, Grécia, Itália, Letónia, Finlândia e República Checa. Destacam-se igualmente investigadores das universidades do Minho, Aveiro, Lisboa, Paraná e representantes de projetos nacionais, como o Projecto Fénix, Turma Mais e Escola da Ponte. 
Este Encontro está organizado com três grandes conferências, designadamente “Inclusão e direitos - os uns e os outros”, proferida por Laborinho Lúcio, juiz-conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça; “Públicos escolares e regulação da educação: Lógicas e processos de agrupamento de alunos entre a homogeneidade e a heterogeneidade”, por Virgínio Sá, da Universidade do Minho; e “Direitos humanos, educação e desenvolvimento”, por Carlos Estêvão, da Universidade do Minho.
A estas conferências juntam-se quatro painéis, onde serão abordados os temas “Convivialidade e ambiente escolar”, “Modos alternativos de agrupamento de alunos”, “Políticas e práticas de educação de adultos em Portugal”, “Exames, rankings, explicações e excelência escolar” e diversas comunicações sobre as “Necessidades Educativas Especiais na Europa”. "As temáticas deste Encontro são bastante diversificadas e dizem muito aos profissionais da área da educação, mas também à sociedade em geral, porque a escola que temos hoje ditará a sociedade que teremos amanhã", refere a nota da Secretaria liderada por Jaime Freitas. 
A este propósito, o diretor regional de Educação diz: “Esperamos que este seja um espaço onde se desencadeie a reflexão e debate, e, importa sublinhar este facto, com colegas de diferentes países da União Europeia e do Brasil e que a troca de experiências e a partilha de conhecimentos permitam novas ou mais alargadas parcerias, porventura também transnacionais, de boas práticas”.
Mais informações e inscrições podem ser feitas na página da DRE na Internet, disponível em www.madeira-edu.pt/dre .
In: Dnotícias por indicação de Livresco

Sem comentários: