segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O regresso às aulas da educação Inclusiva

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”, referiu aquele que é considerado o mais célebre educador brasileiro, Paulo Freire. Ora, no universo da deficiência a palavra, o tema, a missão, “Educação” tem ainda mais significado, provoca ainda mais angústias e levanta ainda mais polémicas e discussões…
No mês em que a maior parte dos alunos portugueses regressam às aulas, a Plural&Singular convida-o a iniciar o ano letivo dando prioridade à leitura, oferecendo-lhe 16 páginas sobre “Educação Inclusiva”, uma reflexão, uma análise, o ponto de vista dos principais envolvidos e responsáveis por este tema a nível nacional: Ministério da Educação e Associação Portuguesa de Deficientes, sindicatos e associações de pais, entre outros.
Mas os temas a ler são muitos e, por isso, a leitura tem por onde se prolongar até dezembro, data em que este projeto – a Plural&Singular, Órgão de Comunicação Digital Dedicado à Temática da Deficiência – completa o seu primeiro aniversário, para se dedicar a muitos outros temas espalhados ao longo das 125 páginas desta nossa quarta edição.
E sim! É verdade! Após o lançamento desta quarta revista digital trimestral, entraremos na reta final de um ano cheio, estimulante e frutífero… Mas com a certeza de que os desafios começaram agora e só tendem a aumentar e multiplicarem-se.
Assim, hora de repetir o lema: “Nada sobre vós, sem vós”… Porque o objetivo é dar voz! A ação não pára… Porque a missão é inesgotável…
É que TODOS contam!

Editorial da revista Plural&Singular, n.º 4.

Sem comentários: