sábado, 19 de julho de 2008

Investigadores descobrem substância que regula a atenção


Investigadores de uma universidade britânica descobriram a substância química que regula a fixação da atenção em determinados objectos e faz desviar dos que são irrelevantes.
A «chave» química da atenção é a acetilcolina, uma «molécula mensageira» que se encontra de forma natural no organismo, explicou o director da investigação, Alex Thiele, da Universidade de Newcastle, acrescentando que o funcionamento do processo de fixação da atenção, de natureza psicológica e neurobiológica, é conhecido há mais de cem anos.
Contudo, até agora não era possível determinar quais os circuitos cerebrais que estavam implicados no processo. Os cientistas descobriram, ao trabalharem com macacos, que a acetilcolina é a «chave» que abre as «fechaduras» necessárias do córtex (visual) do cérebro, para que as células nervosas possam comunicar entre si e o processo de fixação da atenção seja efectivo.

Depois de receberem injecções de acetilcolina, os macacos mostraram-se mais rápidos ao fixarem um objecto. As descobertas, reveladas no último número da revista científica britânica «Nature», são importantes para se avançar com o conhecimento da atenção, que é necessário para a percepção consciente, a aprendizagem e a memória.


Sem comentários: