O "Perfil do Docente 06/07", publicado pelo Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE), fornece informações sobre a distribuição, por níveis de ensino e por grupo de recrutamento, de educadores e professores, sobre as suas características individuais – idades, sexo e habilitações académicas – e acerca do exercício da profissão.
A informação disponibilizada no relatório refere-se exclusivamente ao continente, abrangendo os docentes em exercício de funções nos estabelecimentos, desde o nível pré-escolar ao nível secundário, nos sectores público e privado.
Os dados foram organizados de modo a possibilitar a comparação entre níveis de educação e de ensino, ao longo do tempo, desde 1997/1998 até 2006/2007, e entre grupos de docência.
No sector público, em 1997/1998, o número total de professores era 139 941, e em 2006/2007 o sistema contava com 140 647 professores. À excepção da educação pré-escolar, onde o número de educadores de infância continua a aumentar, nos outros níveis de ensino o número de docentes tem vindo a reduzir progressivamente, acompanhando a diminuição da taxa demográfica.
Relativamente aos níveis de educação e de ensino, em 2006/2007, existiam 9793 educadores de infância, 28 687 professores do 1.º ciclo, 27 864 professores do 2.º ciclo e 74 303 professores do 3.º ciclo e do ensino secundário.
No 2.º ciclo, o grupo de recrutamento que conta com mais docentes é o de Educação Visual e Tecnológica, com 6205 professores, seguido do de Matemática e Ciências da Natureza, com 6166. É de salientar o facto de os professores de Língua Portuguesa estarem englobados em grupos de recrutamento, que além dessa disciplina integram Língua Estrangeira ou Estudos Sociais/História.
No 3.º ciclo e no ensino secundário, o maior número de professores concentra-se nas disciplinas de Matemática e de Português, respectivamente com 8938 e 7575 docentes.
No que concerne à distribuição etária dos docentes, constata-se que a faixa etária onde se concentra um maior número de docentes é a dos 40-49 anos. A excepção regista-se no 2.º ciclo, onde esta situação se verifica na faixa dos 50 ou mais anos.
A taxa de feminidade diminui à medida que o grau de ensino aumenta, decrescendo desde os 97,1 por cento na educação pré-escolar até aos 70,5 por cento no 3.º ciclo e no ensino secundário.
Relativamente às habilitações académicas, é de salientar que a grande maioria dos docentes possui o grau de licenciado, registando-se uma maior incidência de mestrados e doutoramentos nos professores do 3.º ciclo e do ensino secundário.
Desde 1997/1998, verificou-se, de um modo geral, uma descida da relação do número de alunos por docente, tendo-se registado uma ligeira inversão desta situação a partir de 2005/2006.
Em 2006/2007, existiam 13 crianças por cada educador de infância, 14,7 alunos por cada professor do 1.º ciclo, 7,6 alunos para cada professor do 2.º ciclo, e 8,1 alunos por cada professor do 3.º ciclo e do secundário.
Este estudo demonstra que a relação do número de alunos por educador/professor é inferior no ensino público comparativamente com o ensino privado, onde este rácio é de 17,4 na educação pré-escolar, 18,4 no 1.º ciclo, 10,8 no 2.º ciclo e 9,4 no 3.º ciclo e no ensino secundário.
Os dados foram organizados de modo a possibilitar a comparação entre níveis de educação e de ensino, ao longo do tempo, desde 1997/1998 até 2006/2007, e entre grupos de docência.
No sector público, em 1997/1998, o número total de professores era 139 941, e em 2006/2007 o sistema contava com 140 647 professores. À excepção da educação pré-escolar, onde o número de educadores de infância continua a aumentar, nos outros níveis de ensino o número de docentes tem vindo a reduzir progressivamente, acompanhando a diminuição da taxa demográfica.
Relativamente aos níveis de educação e de ensino, em 2006/2007, existiam 9793 educadores de infância, 28 687 professores do 1.º ciclo, 27 864 professores do 2.º ciclo e 74 303 professores do 3.º ciclo e do ensino secundário.
No 2.º ciclo, o grupo de recrutamento que conta com mais docentes é o de Educação Visual e Tecnológica, com 6205 professores, seguido do de Matemática e Ciências da Natureza, com 6166. É de salientar o facto de os professores de Língua Portuguesa estarem englobados em grupos de recrutamento, que além dessa disciplina integram Língua Estrangeira ou Estudos Sociais/História.
No 3.º ciclo e no ensino secundário, o maior número de professores concentra-se nas disciplinas de Matemática e de Português, respectivamente com 8938 e 7575 docentes.
No que concerne à distribuição etária dos docentes, constata-se que a faixa etária onde se concentra um maior número de docentes é a dos 40-49 anos. A excepção regista-se no 2.º ciclo, onde esta situação se verifica na faixa dos 50 ou mais anos.
A taxa de feminidade diminui à medida que o grau de ensino aumenta, decrescendo desde os 97,1 por cento na educação pré-escolar até aos 70,5 por cento no 3.º ciclo e no ensino secundário.
Relativamente às habilitações académicas, é de salientar que a grande maioria dos docentes possui o grau de licenciado, registando-se uma maior incidência de mestrados e doutoramentos nos professores do 3.º ciclo e do ensino secundário.
Desde 1997/1998, verificou-se, de um modo geral, uma descida da relação do número de alunos por docente, tendo-se registado uma ligeira inversão desta situação a partir de 2005/2006.
Em 2006/2007, existiam 13 crianças por cada educador de infância, 14,7 alunos por cada professor do 1.º ciclo, 7,6 alunos para cada professor do 2.º ciclo, e 8,1 alunos por cada professor do 3.º ciclo e do secundário.
Este estudo demonstra que a relação do número de alunos por educador/professor é inferior no ensino público comparativamente com o ensino privado, onde este rácio é de 17,4 na educação pré-escolar, 18,4 no 1.º ciclo, 10,8 no 2.º ciclo e 9,4 no 3.º ciclo e no ensino secundário.
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