A Inspeção-Geral da Educação da Educação e Ciência publicou, pelo segundo ano consecutivo, o documento "Educação Especial Respostas Educativas - Relatório de 2011-2012".
A atividade Educação Especial – Respostas Educativas iniciou-se no ano escolar de 2010-2011, tendo sido intervencionados 48 agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, selecionados de entre os que possuíam, em número significativo, modalidades específicas de educação e respostas educativas especializadas e, ainda, que fossem agrupamento de referência para a Intervenção Precoce na Infância. O desenvolvimento da atividade neste primeiro ano foi objeto de um relatório final, que se encontra publicado, tendo a IGEC, na sequência dessa publicação, sido ouvida pelo Grupo de Trabalho da Educação Especial da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República no âmbito da iniciativa adiante referida.
Assinala-se aqui a realização de um conjunto de iniciativas realizadas pela Assembleia da República de que se destacam as Conferências sobre Educação Especial e sobre Formação Inicial e Contínua, na Área da Educação Especial, face aos desafios do alargamento da escolaridade obrigatória inclusiva e a Audição Parlamentar sobre Educação Especial no quadro do Grupo de Trabalho sobre a Educação Especial da 8.ª Comissão Parlamentar.
No ano letivo de 2011-2012 a IGEC desenvolveu, pelo segundo ano consecutivo, a atividade Educação Especial – Respostas Educativas, tendo-se alargado a intervenção inspetiva a 97 agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas.
O presente relatório estrutura-se em cinco capítulos: o primeiro apresenta informação sobre os objetivos, a metodologia da intervenção e os aspetos organizativos; o segundo é dedicado ao desenvolvimento da atividade; o terceiro possui informação sobre os relatórios enviados às escolas; o quarto apresenta os resultados dos questionários de avaliação da atividade pelas escolas; e o quinto enuncia as conclusões e as recomendações.
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