segunda-feira, 8 de julho de 2013

Cerca de 12 mil alunos do 4.º ano em risco de chumbar o ano

Cerca de 12 mil alunos do 4.º ano estão em risco de chumbar se não conseguirem na 2.ª fase das provas finais de Português e Matemática, que começam na terça-feira, os resultados que precisam para passar de ano.
Depois de perto de 106 mil crianças do 1.º ciclo terem realizado a 1.ª fase destas provas e de ter decorrido um prolongamento do ano letivo, organizado pelas escolas, e durante o qual os alunos do 4.º tiveram um apoio extraordinário a Português e Matemática, 12 mil voltam agora às escolas para repetir os exames e obter as notas positivas essenciais para transitarem para o 5.º ano de escolaridade.
Ainda que sejam essencialmente direcionadas para os alunos que não obtiveram aproveitamento ou tenham reprovado na 1.ª fase, aqueles que por motivos excecionais não puderam comparecer aos exames de 1.ª fase podem fazê-los nesta semana.
"Caso tenham nota positiva, serão aprovados nas disciplinas em causa, e poderão progredir para o 2.º ciclo. Como tem sido política deste ministério, pretende-se assim que os alunos passem, mas que passem tendo adquirido os conhecimentos e capacidades do nível de ensino em causa", refere o Ministério da Educação e Ciência (MEC), em comunicado.
Na 1.ª fase, a nota média nacional das provas finais do 4.º ano a Português foi negativa, próxima dos 49%, enquanto a Matemática se situa nos 57%, segundo os resultados divulgados pelo Ministério da Educação.
A percentagem de alunos que obteve classificação de nível 3, 4 e 5 foi de, aproximadamente, 53% por cento na disciplina de Português, sendo de 64% na de Matemática.
Os resultados das provas de Português do primeiro ciclo revelaram que 65 crianças obtiveram uma classificação de zero por cento e que o mesmo aconteceu a 31 alunos no exame de Matemática.
No extremo oposto à nota zero, houve dois alunos que conseguiram a nota máxima a Português - a classificação de 100% - e 222 que conseguiram o mesmo feito em Matemática.
As provas de Português e Matemática decorreram no início de Maio, em 1152 escolas do território continental e regiões autónomas, e foram realizadas, no caso da disciplina de Português, por 106.528 alunos, e no caso da Matemática, por 106.419 alunos.
Quando foram conhecidos os resultados, o ministro da Educação, Nuno Crato, considerou-os insatisfatórios e reveladores do muito trabalho que há a fazer com os alunos.
"As provas de Português e Matemática dão-nos a indicação de que haverá um grupo muito pequeno de alunos que necessitarão de uma época especial que está prevista para reforço da aprendizagem", disse, na altura, o ministro.
No entanto, o grupo de alunos que precisa de época especial ultrapassa os 11% do total de alunos do 1.º ciclo.
No comunicado, o MEC deixa ainda um agradecimento aos professores que, para darem um apoio extraordinário aos alunos com mais dificuldades, prolongaram, também eles, o seu ano letivo.
A prova final de ciclo de Português da 2.ª fase realiza-se na terça-feira e a de Matemática na sexta-feira, dia 12 de Julho.

Sem comentários: