terça-feira, 29 de outubro de 2013

Rastreio grátis de problemas de aprendizagem

O Centro da Criança e do Adolescente do Hospital CUF Porto vai promover, no próximo dia 9 de novembro, um rastreio gratuito às dificuldades de leitura e escrita para crianças do primeiro ciclo do Ensino Básico.
A iniciativa, dirigida por Inês Correia, psicóloga daquele centro, pretende ajudar os pais a identificar, o mais cedo possível, as perturbações de leitura e de escrita dos seus filhos, bem como alertar para a necessidade de intervir precocemente e evitar futuras dificuldades acentuadas de literacia e atrasos escolares.
"Muitas crianças apresentam um ritmo de aprendizagem e um desempenho na leitura e na escrita inferior ao esperado, apesar de uma instrução adequada e dos seus esforços para progredirem, e é por isso importante realizar iniciativas como esta, que nos permitam identificar essas fragilidades precocemente", explica (...) o diretor do Centro da Criança e do Adolescente do hospital portuense. 
As inscrições para este rastreio gratuito devem ser feitas através do e-mail pediatria.cufporto@jmellosaude.pt. Após a receção deste e-mail, os cuidadores receberão um questionário que deve ser preenchido e entregue da avaliação da criança.
De realçar que as crianças que participarem terão de ser acompanhadas por um cuidador a quem será entregue o resultado no final da avaliação.
O Centro da Criança e do Adolescente Hospital CUF Porto iniciou a sua atividade em Setembro de 2010 e é uma unidade de referência na prestação de cuidados de saúde pediátricos a nível nacional.

Sem comentários: