quinta-feira, 17 de outubro de 2013

"Divertir com o Saber" é um sucesso nos empreendimentos sociais

O projeto de matemática desenvolvido pelo Município de Gaia junto das crianças residentes nos empreendimentos sociais, que frequentam o 1º e 2º ciclos do ensino básico, vai iniciar o ano letivo de 2013/14 no próximo mês de novembro.

Intitulado "Divertir com o Saber", o projeto foi implementado há sete anos pela Gaianima, em parceria com a Gaiurb, mas a partir do ano lectivo de 2011/12 transitou exclusivamente para a unidade de ação social da Gaiurb. Desde então, já permitiu beneficiar mais de 2.000 crianças (cerca de 350 por ano) com dificuldades de aprendizagem da matemática, e cujas famílias não possuem condições económicas para colocar os educandos em explicações.

Trata-se de um projeto desenvolvido em parceria com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, cujos objetivos visam a promoção e aprofundamento de aprendizagens matemáticas com ajustamento aos programas letivos das respetivas escolas, a articulação com os agrupamentos escolares, o combate ao absentismo e abandono escolar e consequente incentivo ao sucesso escolar. 

O desenvolvimento de atividades interdisciplinares e de caráter lúdico para uma melhor compreensão da criança relativamente ao mundo que a rodeia e a dinamização de atividades de cálculo mental para o desenvolvimento do gosto pela matemática, pelos conteúdos numéricos essenciais à aquisição de competências para a resolução de problemas do dia-a-dia são outros objetivos inerentes ao projeto "Divertir com o Saber".

As salas de matemática funcionam em todos os empreendimentos sociais, as sessões são realizadas aos sábados e têm a duração de 2 horas por sala. São dinamizadas por monitores selecionados pela equipa de supervisão pedagógica da Escola Superior de Educação do Porto. Estão devidamente equipadas com mobiliário e material escolar e constituem espaços alternativos à aprendizagem e ao fomento do sentimento de pertença.

Sem comentários: