A DGAE procedeu à publicitação das listas de Reserva de Recrutamento 03. Face à recorrente falta de docentes que continua a verificar-se, tive a curiosidade de analisar, ainda que de forma superficial, os dados das quatro colocações entretanto realizadas.
Há valores que saltam à vista, como se poderá constatar pela análise da tabela seguinte. Alerto que o critério usado foi meramente o número de docentes de educação especial recrutados na modalidade de contrato. A referência aos agrupamentos visa apenas contextualizar os números, sem qualquer intenção crítica na medida em que as colocações correspondem às necessidades dos alunos e das escolas.
Uma leitura mais atenta das listas de colocação dá para evidenciar outros casos idênticos aos referidos na tabela. Ficam algumas questões em aberto:
- Porquê um número tão elevado de professores colocado tardiamente?
- Quais são, afinal, os critérios usados pela DGAE/DGEstE para a colocação dos professores de educação especial?
- Existe discrepância entre os vários serviços regionais da DGEstE?
- Porque motivo apenas três escolas da área geográfica da Direção de Serviços da Região Centro da DGEstE tiveram direito a colocações anuais, quando existem outros pedidos de horários?
- Para quando a resposta às solicitações dos restantes agrupamentos com falta de professores de educação especial cujos alunos com necessidades educativas especiais estão sem qualquer apoio por parte desta modalidade educativa?
Aguardam-se respostas!
2 comentários:
nº1 Loures 18?????
"Anónimo", penso que não me enganei! Mas pode confirmar pelas listas. De facto, é um número surpreendente!!
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