INCLUSO

Espaço de debate, informação, divulgação de atividades, partilha de documentos e troca de experiências relacionados com a inclusão, a educação inclusiva e as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A saga da falta de professores de educação especial

Via Blog De Ar Lindo
Publicada por João Adelino Santos à(s) quinta-feira, outubro 24, 2013
Etiquetas: Departamento de Educação Especial, Inclusão, Papel da Educação Especial, Política educativa, Professores

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever: Enviar feedback (Atom)

Eu!

Perfil de João Adelino Santos
João Adelino Santos's Facebook Profile
Cria o Teu Crachá

Acerca de mim

João Adelino Santos
Ver o meu perfil completo

No mundo, estamos...

Pesquisar neste blogue

Estamos nesta página...

tracker

Seguidores

Espaço de debate...







Documentos de trabalho

  • Avaliação e Intervenção na Área das NEE
  • Declaração de Salamanca
  • Educação Inclusiva: da retórica à prática
  • Guia Orientador de Apoio ao Processo de Elegibilidade para Efeiros de Aplicação de Medidas Especiais de Educação
  • Manual de Apoio à Prática
  • Regime jurídico da educação inclusiva (Decreto-Lei n.º 54/2018)
  • Transição da Escola para o Emprego

Etiquetas

  • Família (1)
  • Acessibilidades (845)
  • Autismo (331)
  • Avaliação de desempenho (115)
  • Avaliação e intervenção na área das NEE (781)
  • Bilinguismo (4)
  • Bullying (132)
  • Cérebro (3)
  • CIF (44)
  • Comportamento adaptativo (8)
  • Concurso (70)
  • Currículo (334)
  • Défice cognitivo (9)
  • Deficiência mental (67)
  • Deficiência visual (314)
  • Departamento de Educação Especial (466)
  • Dificuldades de aprendizagem (22)
  • Discalculia (21)
  • disgrafia (6)
  • Dislexia (131)
  • Displasia (2)
  • Dispraxias (1)
  • Distonia (1)
  • Distúrbios graves de atenção (125)
  • Doença celíaca (1)
  • Doenças degenerativas (4)
  • Doenças genéticas (4)
  • Doenças raras (52)
  • Enurese (2)
  • Epilepsia (12)
  • Esclerose múltipla (14)
  • Espasticidade (2)
  • Espinha bífida (5)
  • Família (667)
  • Fibromialgia (3)
  • Formação (651)
  • Formulários (10)
  • Hiperactividade (150)
  • Inclusão (2573)
  • Intervenção precoce (30)
  • Intrvenção precoce (11)
  • Linguagem (142)
  • Mieloma (1)
  • Multideficiência (16)
  • Nanismo (1)
  • Neurofibromatose (2)
  • Neurologia (90)
  • Papel da Educação Especial (654)
  • Paralisia cerebral (49)
  • Paraplegia (17)
  • Pedagogia (427)
  • Política educativa (3248)
  • Professores (1152)
  • Programa Educativo Individual (20)
  • Projectos (52)
  • Qualificação de jovens com NEE (8)
  • Regime jurídico autonomia administração e gestão (49)
  • Regime jurídico Educação Especial (74)
  • Serviços de psicologia e orientação (421)
  • Síndroma de Down (43)
  • Síndrome de Asperger (38)
  • Sobredotados (78)
  • Solidariedade (306)
  • Sucesso escolar (1206)
  • Surdez (192)
  • Terapias (5)
  • Tetraplegia (11)
  • TIC e alunos com NEE (218)
  • Transição para a vida activa (438)
  • Trissomia 21 (26)

Algumas páginas de interesse

  • Ajudas.com
  • As Necessidades Educativas Especiais
  • Desordem por Défice de Atenção e Hiperactividade
  • Diferenças - Centro de Desenvolvimento Infantil
  • DISLEXIA - Do diagnóstico à Intervenção
  • Educação Especial
  • Instituto Nacional para a Reabilitação
  • Tecnologias para a Educação Especial

Arquivo do blogue

  • ►  2025 (130)
    • ►  maio (12)
    • ►  abril (30)
    • ►  março (26)
    • ►  fevereiro (28)
    • ►  janeiro (34)
  • ►  2024 (264)
    • ►  dezembro (24)
    • ►  novembro (26)
    • ►  outubro (19)
    • ►  setembro (25)
    • ►  agosto (22)
    • ►  julho (16)
    • ►  junho (18)
    • ►  maio (21)
    • ►  abril (20)
    • ►  março (25)
    • ►  fevereiro (23)
    • ►  janeiro (25)
  • ►  2023 (315)
    • ►  dezembro (21)
    • ►  novembro (28)
    • ►  outubro (27)
    • ►  setembro (23)
    • ►  agosto (27)
    • ►  julho (25)
    • ►  junho (24)
    • ►  maio (26)
    • ►  abril (30)
    • ►  março (29)
    • ►  fevereiro (27)
    • ►  janeiro (28)
  • ►  2022 (370)
    • ►  dezembro (27)
    • ►  novembro (27)
    • ►  outubro (33)
    • ►  setembro (31)
    • ►  agosto (28)
    • ►  julho (31)
    • ►  junho (30)
    • ►  maio (31)
    • ►  abril (29)
    • ►  março (36)
    • ►  fevereiro (33)
    • ►  janeiro (34)
  • ►  2021 (396)
    • ►  dezembro (32)
    • ►  novembro (31)
    • ►  outubro (32)
    • ►  setembro (32)
    • ►  agosto (33)
    • ►  julho (34)
    • ►  junho (32)
    • ►  maio (31)
    • ►  abril (31)
    • ►  março (42)
    • ►  fevereiro (33)
    • ►  janeiro (33)
  • ►  2020 (429)
    • ►  dezembro (33)
    • ►  novembro (26)
    • ►  outubro (31)
    • ►  setembro (35)
    • ►  agosto (39)
    • ►  julho (38)
    • ►  junho (36)
    • ►  maio (34)
    • ►  abril (48)
    • ►  março (38)
    • ►  fevereiro (36)
    • ►  janeiro (35)
  • ►  2019 (403)
    • ►  dezembro (31)
    • ►  novembro (42)
    • ►  outubro (30)
    • ►  setembro (29)
    • ►  agosto (29)
    • ►  julho (35)
    • ►  junho (37)
    • ►  maio (36)
    • ►  abril (32)
    • ►  março (39)
    • ►  fevereiro (33)
    • ►  janeiro (30)
  • ►  2018 (454)
    • ►  dezembro (33)
    • ►  novembro (30)
    • ►  outubro (38)
    • ►  setembro (43)
    • ►  agosto (40)
    • ►  julho (45)
    • ►  junho (36)
    • ►  maio (33)
    • ►  abril (42)
    • ►  março (33)
    • ►  fevereiro (37)
    • ►  janeiro (44)
  • ►  2017 (545)
    • ►  dezembro (49)
    • ►  novembro (42)
    • ►  outubro (34)
    • ►  setembro (51)
    • ►  agosto (38)
    • ►  julho (43)
    • ►  junho (35)
    • ►  maio (47)
    • ►  abril (55)
    • ►  março (62)
    • ►  fevereiro (51)
    • ►  janeiro (38)
  • ►  2016 (657)
    • ►  dezembro (51)
    • ►  novembro (41)
    • ►  outubro (56)
    • ►  setembro (55)
    • ►  agosto (47)
    • ►  julho (50)
    • ►  junho (54)
    • ►  maio (60)
    • ►  abril (63)
    • ►  março (55)
    • ►  fevereiro (65)
    • ►  janeiro (60)
  • ►  2015 (902)
    • ►  dezembro (54)
    • ►  novembro (50)
    • ►  outubro (50)
    • ►  setembro (55)
    • ►  agosto (57)
    • ►  julho (72)
    • ►  junho (88)
    • ►  maio (101)
    • ►  abril (98)
    • ►  março (94)
    • ►  fevereiro (101)
    • ►  janeiro (82)
  • ►  2014 (1065)
    • ►  dezembro (82)
    • ►  novembro (85)
    • ►  outubro (97)
    • ►  setembro (97)
    • ►  agosto (74)
    • ►  julho (82)
    • ►  junho (93)
    • ►  maio (96)
    • ►  abril (88)
    • ►  março (106)
    • ►  fevereiro (86)
    • ►  janeiro (79)
  • ▼  2013 (804)
    • ►  dezembro (84)
    • ►  novembro (89)
    • ▼  outubro (91)
      • A Educação entre a ideologia e os interesses
      • Professores vão poder gerir escolas da rede pública
      • Cérebro: Vídeojogos podem ter efeitos terapêuticos
      • Boas Práticas na Área da Pedagogia e da Reabilitaç...
      • Capuchinho Vermelho em língua gestual portuguesa
      • Rastreio grátis de problemas de aprendizagem
      • Alunos de Beja em protesto contra a falta de apoio...
      • Escolas da região sem terapeutas para as necessida...
      • A escola face à diversidade
      • Formação e certificação de competências TIC para d...
      • Criação de departamento de educação especial
      • Congresso Nacional de IP - Intervenção Precoce nos...
      • "Crescemos juntos" no factor X: "deficientes", "no...
      • A Educação Em Outubro: Três Mistificações Em Desen...
      • A saga da falta de professores de educação especial
      • Atividades de Enriquecimento Curricular potenciam ...
      • Equipamento com ultrassom ajuda invisuais a pedalarem
      • Nova solução dá a surdos a hipótese de ouvir música
      • Açores querem uma "escola inclusiva"
      • As trapalhadas do ME e o futuro da Escola
      • Seminário "Educação e Inclusão: Perspetivas Compar...
      • Realidades (nada) inclusivas
      • 62% dos psicólogos trabalham com quatro ou mais ní...
      • Regime da prova de conhecimentos e capacidades
      • Os devoristas
      • Professores e deficientes pedem políticas inclusivas
      • Fenprof denuncia falta de terapeutas nas escolas
      • Método de professor que ensina a estudar melhora n...
      • Oficialização da prova de avaliação de conheciment...
      • Crato tem "visão segregadora da escola inclusiva"
      • Concurso "Escola Alerta!" 2013/2014 (11.ª edição)
      • Dia mundial dos gagos, para lembrar que a melhor t...
      • Cortes estão a deixar crianças e adultos com paral...
      • ATÉ ONDE PODEREI SONHAR
      • Rastreio de Dislexia - Viseu
      • "Para lá do sonho" - paralisia cerebral
      • Enquanto dormimos, o nosso cérebro faz a limpeza d...
      • Seminário Cyberbullying: do diagnóstico à prevenção
      • Situação dos alunos sobredotados
      • Literatura Infanto-juvenil Inclusiva "OGIMA - Todo...
      • "Os professores têm de ser ensinados a gerir a ind...
      • Falta de transporte deixa seis alunos com necessid...
      • "Divertir com o Saber" é um sucesso nos empreendim...
      • [Educação] especial... mas pouco
      • A fábula do burro e a educação
      • Governo disponível para 'pensar legislação sobre e...
      • Mais de metade do corte na despesa com pessoal é n...
      • Dia Internacional da Bengala Branca
      • Governo não paga há sete meses a escola para onde ...
      • Portugal viola Direitos da Criança, acusa a UNICEF
      • Autonomia e vida independente
      • “Não sou uma questão administrativa!”
      • 285 milhões de pessoas em todo o mundo são cegas o...
      • Pais prometem "luta em grande" contra problemas na...
      • Passos diz que houve reforço nos apoios para crian...
      • Na diversidade, a oportunidade de mais e melhores ...
      • Só um terço das pessoas com perturbações mentais m...
      • 2ª edição das Olimpíadas do Braille
      • Dia Mundial da Saúde Mental
      • Pessoas com deficiência revelam capacidades artíst...
      • Pais e professores juntaram-se hoje contra 'empobr...
      • Professores e pais de alunos exigem escola inclusiva
      • Educação Especial
      • Ainda há crianças com necessidades educativas espe...
      • Pais de sobredotados estão a emigar por causa dos ...
      • A Educação tem que ser mesmo Inclusiva?
      • Aumento das situações que comprometem o direito à ...
      • Seminário Psicologia e Orientação em Meio Escolar
      • Alunos com necessidades educativas "afetados" por ...
      • Génio de 10 anos entra na Universidade de Zurique
      • Família mais presente na vida escolar dos jovens
      • Secundária Quinta do Marquês já tem a sua "sala de...
      • Vergonha na infância e na adolescência afecta saúd...
      • Crianças cegas já podem pesquisar na Internet
      • Educação especial
      • João, Tiago e Vera são especiais e os protagonista...
      • O Professor enquanto Cidadão
      • Concentração Nacional por uma Educação Inclusiva d...
      • Problemas na educação especial são já uma questão ...
      • Concentração nacional por uma educação inclusiva d...
      • Aluna com necessidades educativas especiais ainda ...
      • Crianças precisam de correr riscos para se desenvo...
      • Professores de educçaão especial em falta
      • Alunos de educação especial sem condições para com...
      • Crianças com necessidades educativas especiais ain...
      • Estatuto social dos professores em Portugal entre ...
      • Nuno Crato e os alunos com necessidades especiais
      • Curiosidades sobre a colocação de professores de e...
      • Paralisia infantil não é ter o cérebro parado
      • "Dissolução" do Centro de Recurso para a Inclusão ...
      • Atrasos nos Centro de Recursos para a Inclusão
    • ►  setembro (79)
    • ►  agosto (54)
    • ►  julho (60)
    • ►  junho (60)
    • ►  maio (64)
    • ►  abril (56)
    • ►  março (55)
    • ►  fevereiro (52)
    • ►  janeiro (60)
  • ►  2012 (560)
    • ►  dezembro (40)
    • ►  novembro (46)
    • ►  outubro (52)
    • ►  setembro (47)
    • ►  agosto (39)
    • ►  julho (39)
    • ►  junho (37)
    • ►  maio (62)
    • ►  abril (58)
    • ►  março (52)
    • ►  fevereiro (46)
    • ►  janeiro (42)
  • ►  2011 (403)
    • ►  dezembro (33)
    • ►  novembro (43)
    • ►  outubro (40)
    • ►  setembro (26)
    • ►  agosto (16)
    • ►  julho (14)
    • ►  junho (30)
    • ►  maio (30)
    • ►  abril (35)
    • ►  março (47)
    • ►  fevereiro (49)
    • ►  janeiro (40)
  • ►  2010 (435)
    • ►  dezembro (34)
    • ►  novembro (49)
    • ►  outubro (42)
    • ►  setembro (30)
    • ►  agosto (18)
    • ►  julho (30)
    • ►  junho (31)
    • ►  maio (32)
    • ►  abril (30)
    • ►  março (59)
    • ►  fevereiro (38)
    • ►  janeiro (42)
  • ►  2009 (428)
    • ►  dezembro (25)
    • ►  novembro (46)
    • ►  outubro (46)
    • ►  setembro (29)
    • ►  agosto (12)
    • ►  julho (21)
    • ►  junho (19)
    • ►  maio (38)
    • ►  abril (42)
    • ►  março (53)
    • ►  fevereiro (53)
    • ►  janeiro (44)
  • ►  2008 (470)
    • ►  dezembro (39)
    • ►  novembro (70)
    • ►  outubro (67)
    • ►  setembro (76)
    • ►  agosto (46)
    • ►  julho (50)
    • ►  junho (39)
    • ►  maio (37)
    • ►  abril (12)
    • ►  março (16)
    • ►  fevereiro (7)
    • ►  janeiro (11)
  • ►  2007 (34)
    • ►  dezembro (8)
    • ►  novembro (16)
    • ►  outubro (10)
Tema Simples. Com tecnologia do Blogger.