O domínio da leitura é a mais fundamental habilidade académica para todas as aprendizagens escolares, profissionais e sociais. No entanto, existe uma elevada percentagem de crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem da leitura, com enormes custos académicos, pessoais e sociais subsequentes. Nesta linha e procurando tomar uma posição no que se refere a esta problemática, a Associação Internacional de Dislexia sugere-nos “que com uma instrução adequada podemos reduzir a percentagem de crianças que necessitarão de uma assistência especial para aprenderem a ler”. Mas, alterar a prática atual, requer uma mudança fundamental no modo como o ensino da leitura geralmente é visto, pois, ao contrário da crença errada e prejudicial de que é necessária pouca preparação para se ensinar a ler, é essencial promover a consciência de que ensinar a ler é uma tarefa complexa. Delineando de um modo sintético os conceitos centrais e habilidades necessárias para preparar os professores na complexa tarefa de ajudar as crianças a serem leitores de sucesso, a Associação Internacional de Dislexia recomenda formação nos seguintes âmbitos: Fundações Conceptuais; Conhecimento da Estrutura da Linguagem; e Prática Supervisionada de Ensino da Leitura. A formação proposta vem exatamente ao encontro destas necessidades de formação, especialmente dos dois primeiros aspetos. Esta é pois uma formação que contribui para a compreensão dos processos implicados tanto na aprendizagem como no ensino da leitura, não esquecendo as suas dificuldades.
Data e Horário: 15 de março de 2014 (sábado), das 10 às 17 h
Local: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Parque das Nações)
Objetivos
- Enquadrar a leitura no contexto da comunicação e da linguagem.
- Analisar os processos através dos quais as crianças aprendem a dominar a leitura.
- Descrever e refletir sobre as causas subjacentes ao surgimento das principais dificuldades na aprendizagem da leitura.
- Praticar e comparar a utilização de instrumentos de avaliação e de atividades de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura.
Conteúdos Programáticos
1. Hierarquia da Linguagem
2. Processos Cognitivos Implicados na Leitura
3. Dificuldades na Aprendizagem da Leitura
4. Avaliação e Intervenção nas Dificuldades na Leitura
Destinatários
- Professores e Educadores de Infância;
- Psicólogos, TSEER, Terapeutas da Fala, Explicadores;
- Pais e Encarregados de Educação;
- Profissionais da Saúde;
- Interessados na Educação.
Nº de participantes
35 (Admissão por ordem de chegada da inscrição.)
Formador
Prof. Doutor Vitor Cruz
Preço de Inscrição
Até 08 mar. 2014 - 75 €; Após 08 mar. 2014 - 100 €
Possibilidade de efetuar o pagamento através de 2 cheques pré-datados (28 fev. e 30 mar. 2014).
Organização e Secretariado
Oficina Didáctica
Rua D. João V, nº 6-B (ao Rato)
1250-090 Lisboa
Tel.: 213 872 458 - Email: info@oficinadidactica.pt
Recebido por correio eletrónico
Sem comentários:
Enviar um comentário