Chama-se U.Dream e é a primeira empresa social júnior em Portugal a ajudar crianças doentes na luta pelos seus sonhos. A iniciativa partiu de um grupo de estudantes da Universidade do Porto e vai ser apresentada ao público este sábado, 29 de março, na Exponor.
"Queremos descobrir o verdadeiro sonho da criança e concretizá-lo para que assim lhe consigamos dar um bocado de esperança e alento" - é assim que Patrícia Viana, diretora geral interna da U.Dream, descreve a missão da organização, fundada na Universidade do Porto (UP), em agosto de 2013.
Desde essa altura, a associação sem fins lucrativos, que conta no presente com 45 membros, tem vindo a acompanhar crianças num "estado de saúde ténue, sobretudo com cancro e doenças raras".
Atualmente, a U.Dream acompanha dez crianças no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto) e no Centro Raríssimas da Maia. Esse acompanhamento é feito, em média, durante um período de três meses mas dá a possibilidade à criança de obter um padrinho ou madrinha, escolhido pela organização, "que o acompanhará a longo prazo". A equipa de relações humanas visita as crianças várias vezes por semana, viajando entre o IPO, o Centro Raríssima e a casa dos mais pequenos, explica Patrícia.
Desde visitas ao jardim zoológico até à realização de um book fotográfico, já são vários os sonhos concretizados pela associação. Patrícia foi madrinha da primeira criança acolhida pela associação e garante que é possível marcar a diferença. "Somos quase como um melhor amigo para eles, apesar de todos os inconvenientes", conta.
Recentemente, a vontade da associação é realizar o sonho do Gabriel, uma criança com paralisia cerebral: "Ele tem muita força nos pés e o fisioterapeuta disse que caso conseguíssemos pagar essa cadeira vertical, o menino poderia começar a dar passos e há uma grande possibilidade de começar a andar", diz.
A angariação de fundos é assim um dos principais objetivos da U.Dream e é com este propósito que se realiza no próximo sábado, dia 29 de março, a primeira gala oficial de apresentação.
In: JPN por indicação de Livresco
Sem comentários:
Enviar um comentário