terça-feira, 28 de maio de 2013

INCLUDiT – Conferência Internacional para a Inclusão

Num contributo para a discussão científica de assuntos do domínio da inclusão, e em consonância com os princípios do projeto IPL (+) INCLUSIVO, a Unidade de Investigação Acessibilidade e Inclusão em Ação (iACT), do Instituto Politécnico de Leiria, propõe-se levar a cabo uma reunião científica internacional – INCLUDiT – Conferência Internacional para a Inclusão – a decorrer no Instituto Politécnico de Leiria, nos dias 5 e 6 de julho de 2013.

Este encontro propõe-se estimular o diálogo de investigadores dos mais diversos domínios do saber com vista a uma abordagem multidisciplinar de temáticas tão diversas quanto a deficiência, questões de identidade, multiculturalidade, fatores de discriminação ou questões de saúde física e mental, entre outras. É ainda objetivo criar espaços para a partilha de boas práticas e o estímulo de novos saberes.

Ao longo dos dois dias serão dinamizadas sessões plenárias e paralelas para a apresentação de comunicações livres; e serão mantidos espaços para a exposição de posters e trabalhos, bem como para a troca informal de ideias e criação de parcerias. Haverá igualmente espaço à manifestação artística, sempre subordinada ao grande tema da inclusão.

Esperamos que esta conferência possa enriquecer um debate informado e interdisciplinar, favorecendo o desenvolvimento de olhares críticos e estimulando novos percursos de investigação. Para o efeito, contará com a participação de jovens empreendedores e reputados especialistas, investigadores e artistas de várias áreas e de diversas regiões do globo, envolvidos em projetos relacionados com este tema. Serão particularmente bem-vindos novos talentos e novas ideias com vista a um futuro mais progressivo e inclusivo.

Desta conferência resultará a publicação de um livro com comunicações selecionadas.

Para além do programa científico, esta conferência contará com um diversificado programa cultural e social.

A conferência será gratuita mas carece de inscrição prévia através do preenchimento do formulário de inscrição. Dado às limitações de espaço é fundamental que apenas se inscreva quem tenciona efetivamente participar. Agradece-se que qualquer desistência seja comunicada (includit@ipleiria.pt) para que o lugar possa ser preenchido por outros interessados.

Ficha de inscrição aqui.

Sem comentários: