terça-feira, 7 de julho de 2020

INR premeia investigação e desenvolvimento na inclusão

Estão abertas as candidaturas à Edição de 2020 dos Prémios de Investigação e Desenvolvimento do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR): Prémio Cartaz 3 de Dezembro, Prémio de Inovação Tecnológica Eng.º Jaime Filipe e Prémio para as Ciências Sociais e Humanas.

Na Edição 2020, os montantes dos prémios aumentaram em resultado dos acordos de parceria realizados entre o Instituto Nacional para a Reabilitação e a empresa El Corte Inglés, Grandes Armazéns, S.A. e o grupo Os Mosqueteiros, que se associaram à promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, apoiando ciência e investigação em prol da inclusão.

Premeia o trabalho gráfico que, através de um cartaz, sensibilize e mobilize a opinião pública para o reconhecimento dos direitos das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. 
  • 1.º Prémio no valor de 3 000 euros – com a parceria do El Corte Inglés, Grandes Armazéns, S.A.
  • 2 Menções Honrosas
  • Candidaturas: de 6 de julho a 23 de setembro de 2020
Nas 12 edições anteriores foram distinguidos diversos olhares sobre a deficiência, de profissionais da arte e do design, de pessoas com deficiência, estudantes e cidadãos que prosseguem os valores da igualdade.


Estimula a conceção e o desenvolvimento de equipamentos, instrumentos, produtos e tecnologias que promovam a autonomia das Pessoas com Deficiência no seu quotidiano, otimizando as suas capacidades físicas, cognitivas e sociais e contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e autonomia.
  • 1.º Prémio no valor de 10 000 euros – com a parceria do grupo Os Mosqueteiros.
  • 2 Menções Honrosas
  • Candidaturas: de 6 de julho a 2 de outubro de 2020
Desde 2001, esta iniciativa tem distinguido, entre outros, produtos de apoio e aplicações informáticas que promovem o acesso das pessoas com deficiência ao ensino, cultura, trabalho e ao usufruto da arte.


Distingue os trabalhos realizados pelos estudantes de mestrado e de doutoramento que, através da sua investigação, concorram para produção de conhecimento científico sobre deficiência e inclusão. 
Visa, ainda, reconhecer os trabalhos que promovam o estudo do impacto das barreiras sociais, culturais, comportamentais e físicas na inclusão e na participação das Pessoas com Deficiência, bem como outros estudos que promovam os direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
  • 1.º Prémio no valor de 5 000 euros.
  • 2 Menções Honrosas
  • Candidaturas: de 6 de julho a 2 de outubro de 2020
Este é o prémio mais antigo do INR, lançado em 1998, e que tem distinguido estudos sobre diversas temáticas, entre as quais a aprendizagem, a saúde, a oferta turística e os direitos das Pessoas com Deficiência.


Esclarecimentos adicionais através do endereço eletrónico INR-uifd@inr.mtsss.pt

Fonte: INR

Sem comentários: