quinta-feira, 30 de julho de 2020

Propostas para promover a educação inclusiva em tempos de coronavírus

Para promover a educação inclusiva, especialmente em tempos de coronavírus, a UNESCO oferece 10 recomendações:
 
1. Compreender a educação de uma forma mais ampla e implementar políticas inclusivas
 
A educação deve incluir todos os estudantes, independentemente da sua identidade, origem ou capacidade, diz a UNESCO. Isto requer mais leis, políticas e práticas neste princípio, que valorizam a diversidade e asseguram a inclusão em todas as áreas e em todas as idades. Deve também ser adotada uma perspetiva inclusiva na preparação dos planos do setor da educação.
 
2. Concentrar o financiamento da educação nos estudantes mais vulneráveis
 
Os governos devem atribuir financiamento para promover um ambiente de aprendizagem inclusivo para todos os estudantes, bem como financiamento específico para acompanhar aqueles que estão atrasados ou que não têm acesso à educação.
 
3. Partilha de competências e recursos dedicados à inclusão
 
A UNESCO observa que os recursos para abordar a diversidade são escassos e concentrados em algumas escolas. Por conseguinte, são necessários mecanismos e incentivos para os transferir para todas as escolas.
 
4. Ter em conta as comunidades e as famílias nas políticas de inclusão
 
Os governos devem abrir espaços para que a comunidade educativa e a sociedade expressem as suas preferências ao desenvolverem políticas de inclusão na educação. As escolas devem também desenvolver o diálogo com os pais sobre a conceção e implementação de práticas escolares inclusivas.
 
5. Estabelecer a cooperação entre diferentes ministérios, sectores e níveis de governo
 
Todos os ministérios que partilham a responsabilidade pela educação inclusiva devem trabalhar em conjunto para definir necessidades, trocar informações e desenvolver programas específicos.
 
6. Deixar espaço para as ONG questionarem e acompanharem a inclusão educacional
 
A UNESCO recomenda que os governos mantenham o diálogo com as ONG de educação para garantir que os seus serviços conduzam à inclusão. Propõe também que os governos permitam que as ONG monitorizem os compromissos governamentais em matéria de educação inclusiva e que defendam os estudantes excluídos.
 
7. Assegurar que os sistemas inclusivos desenvolvam o potencial de cada aprendente
 
As crianças devem aprender com o mesmo currículo que reconhece a diversidade e responde às suas necessidades particulares. Do mesmo modo, as infraestruturas escolares não devem ser exclusivas e o potencial da tecnologia deve ser aproveitado, especialmente em tempos de coronavírus.
 
8. Preparar, capacitar e motivar o pessoal educativo
 
A educação inclusiva deve ser um aspecto central da formação inicial e em serviço de professores. Do mesmo modo, a diversidade do pessoal educativo promove a inclusão.
 
9. Recolha e avaliação de dados sobre e para inclusão educacional
 
Os ministérios da educação devem colaborar com outros para recolher dados populacionais e educativos para analisar o estado da educação inclusiva, avaliá-la e poder planear estratégias de acção.
 
10. Promover o intercâmbio de experiências na inclusão educacional
 
O relatório da UNESCO apela à promoção do intercâmbio de boas práticas na inclusão educacional entre todos os actores educacionais, seja através de redes de professores e plataformas regionais globais

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator

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