Em 2019, a média do abandono precoce da educação e formação (em percentagem da população com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos) entre os 27 Estados-membros da União Europeia foi de 10,2%, numa descida de 0,9 pontos percentuais face à última leitura realizada em 2014, segundo os dados do Eurostat, divulgados esta terça-feira.
A análise do gabinete de estatística da UE, no âmbito do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4) ‘Educação de qualidade’, mostra que em Portugal, em 2020, esta percentagem, é de 10,6%, sendo de destacar que tem, desde 2014, percorrido uma trajetória descendente. Em 2014, esta percentagem era de 17,4%.
Em Portugal, em 2020, em matéria de formação de adultos (dos 25 aos 64 anos) a média europeia é de 10,5%; em termos de ensino superior 36,2% terminam a sua formação e ainda que 80,3% da população com ensino superior conseguiu entrar para o mercado de trabalho.
Ainda sobre os 27, os números mostram que em matéria de formação de adultos (dos 25 aos 64 anos) a média europeia é de 10,8%; que em termos de ensino superior 40,3% terminam a sua formação e ainda que 80,9% da população com ensino superior conseguiu entrar para o mercado de trabalho.
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4) ‘Educação de qualidade’ procura garantir o acesso a uma educação eqüitativa e de qualidade em todas as etapas da vida. Além das qualificações formais, o ODS 4 também visa aumentar o número de jovens e adultos com habilidades relevantes para emprego, empregos decentes e empreendedorismo.
Numa economia cada vez mais globalizada e baseada no conhecimento, a União Europeia precisa de uma força de trabalho qualificada e qualificada para competir em termos de produtividade, qualidade e inovação. A educação também reforça nosso desenvolvimento pessoal.
Fonte: Executive Digest por indicação de Livresco
Sem comentários:
Enviar um comentário