sábado, 21 de maio de 2016

Tutores para alunos de 12 anos

O ministro da Educação anunciou, no Parlamento, que os alunos com dificuldades escolares vão ser aconselhados em vez de serem diretamente encaminhados para o ensino vocacional.

Já em setembro, no início do próximo ano letivo, os alunos de 12 anos, com insucesso escolar, vão passar a ter aconselhamento pedagógico, nas escolas, além de condições mais flexíveis.

"Criaremos uma oferta de tutorias para alunos (de 12 anos), com duas ou mais retenções, para que possam optar, entre o portefólio de ofertas curriculares já existentes, por aquela que considerem mais adequada ao seu sucesso escolar", anunciou Tiago Brandão Rodrigues.

O ministro explica que o objetivo é que os alunos possam através dessa tutorias " encontrar uma gestão flexível e personalizada da turma, do horário e dos instrumentos de apoio à sua aprendizagem".

Tiago Brandão Rodrigues acusou o anterior governo de ter dirigido os alunos sem sucesso escolar para o ensino vocacional, apenas para os "remover" dos indicadores.

"Portugal tem, neste momento, alunos que aos 12 anos e que, como aparente punição do seu insucesso escolar, não foram expulsos porque seria ilegal". O ministro disse que esses alunos foram "arredados e arrumados num ensino (vocacional) de onde não era esperado que voltassem". (...)

Fonte: TSF por indicação de Livresco

Sem comentários: