sexta-feira, 13 de maio de 2016

Autismo: Céticos criticam alegada ligação ao excesso de ácido fólico

Um estudo apresentado nos EUA, que aponta uma ligação entre o excesso de ácido fólico durante a gravidez e o autismo, tem mais céticos do que apoiantes. Alguns especialistas apontam mesmos os resultados do trabalho como “irresponsáveis”.

A investigação, realizada por investigadores da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg e apresentada numa conferência em Baltimore, no estado de Maryland, não tem ainda resultados completos publicados, mas os dados disponibilizados – e que sugerem que o excesso de ácido fólico, uma importante vitamina do complexo B, durante a gravidez pode aumentar o risco de autismo – geraram uma onda de críticas por não ter sido demonstrada uma relação de causa e efeito, mas apenas uma correlação.

“Com base nos seus dados, que não foram revistos por colegas, os autores estão a provocar riscos”, salientou Max Davie, investigador do Royal College of Paediatrics and Child Health.

Os autores do trabalho, continuou Max Davie, “estão a ser bastante irresponsáveis em solapar o trabalho de saúde pública que tem sido feito há décadas para aumentar o número de mulheres que tomam folato antes e durante a gravidez, a fim de prevenir doenças neurológicas potencialmente devastadoras”.

O especialista referia-se aos suplementos vitamínicos que contém folato, uma vitamina B que está presente naturalmente em frutas e legumes e que é usado, numa versão sintética, para enriquecer pães e cereais.

A escassez de folato nas grávidas aumenta o risco dos bebés terem malformações no cérebro e na medula espinhal.

Porém, de acordo com o estudo polémico, que acompanhou 1391 mães e os seus filhos do centro clínico Boston Birth Cohort (sendo uma população predominantemente de baixos rendimentos), as mães com um nível muito elevado de folato no sangue logo após o parto enfrentavam um risco duas vezes maior de que a criança desenvolvesse transtorno do espectro autista e os filhos das mulheres com altos níveis de vitamina B12 tinham o triplo do risco de desenvolver a doença.

Quando ambos os níveis eram extremamente altos, o risco da criança desenvolver o transtorno aumentava 17,6 vezes, segundo os investigadores da Johns Hopkins.

“Esse pode ser um caso de excesso (prejudicial) de uma coisa boa”, sustentou Ramkripa Raghavan, o autor principal do estudo, Ramkripa Raghavan, em comunicado: “Dizemos às mulheres que elas devem garantir a ingestão de folato no início da gravidez. O que temos que descobrir agora é se deveriam ser feitas recomendações adicionais sobre qual seria a dose ideal”.

A maioria das mulheres que participaram do estudo relataram terem tomado suplementos vitamínicos durante o pré-natal. Poucas (uma em cada dez) tinham o que os pesquisadores consideram uma quantidade excessiva de folato no sangue (mais de 59 nanomoles por litro), e seis por cento tinham excesso de vitamina B12 (mais de 600 picomoles por litro).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a quantidade adequada de folato para uma mulher no primeiro trimestre de gravidez é entre 13,5 e 45,3 nanomoles, enquanto o nível ideal de vitamina B12 não se encontra definido.

Mas vários especialistas que não participaram do estudo criticaram a pesquisa por medir o folato na hora do nascimento, pois o período crucial para ingerir suplementos que previnem defeitos no tubo neural (como a espinha bífida) são as primeiras semanas e meses de gravidez.

“Esta pesquisa não sugere nenhum efeito prejudicial dos suplementos de folato tomados no início da gravidez. As mulheres deveriam continuar a ingeri-los”, frisou Andrew Shennan, professor de obstetrícia na King’s College London.

James Cusack, director de pesquisas da Autistica (uma fundação de apoio aos estudos sobre autismo), complementou: “Embora os resultados sejam surpreendentes, é essencial lembrar que esta pesquisa está num estágio muito inicial. Efectivamente, essa informação veio simplesmente de um único cartaz numa conferência. Ainda é muito cedo para dizer se o resultado é correcto, de modo que as famílias não devem se preocupar muito”.

Para Craig Newschaffer, professor na Drexel University School of Public Health, a pesquisa veio apenas destacar a urgência de compreender melhor o papel do folato durante a gravidez: “O papel do suplemento de ácido fólico no desenvolvimento neurológico pode ser bastante complexo”.

De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention, cerca de uma em cada quatro mulheres nos EUA não recebe folato suficiente na gravidez.

O transtorno do espectro autista é uma condição do neurodesenvolvimento infantil que afeta uma em cada 68 crianças nos EUA, e provoca dificuldades na interacção social e na comunicação, assim como interesses restritos, entre outros sintomas.

Fonte: PT Jornal por indicação de Livresco

Sem comentários: