O projeto Recursos para avaliar as competências de língua materna de alunos migrantes (Resources for assessing the home language competences of migrant pupils – RECOLANG), desenvolvido por uma equipa composta por elementos de vários países, incluindo Portugal, visa recolher práticas de avaliação das competências linguísticas nas línguas maternas de alunos migrantes e analisá-las, com vista a definir critérios e a produzir materiais para uma avaliação formativa que reflita percursos e repertórios plurilingues. Será dada especial atenção à promoção da sinergia da aprendizagem de línguas e ao desenvolvimento da(s) língua(s) de escolarização. O objetivo geral é apoiar o reconhecimento social e institucional das línguas maternas e valorizar os repertórios plurilingues dos alunos.
A equipa RECOLANG está a realizar um inquérito europeu sobre o papel das línguas maternas na escola, em particular no âmbito de diferentes percursos escolares de adolescentes migrantes com idades entre os 11 e os 18 anos. Este inquérito centra-se nas práticas de avaliação das competências da língua materna e no seu papel nos diferentes sistemas educativos europeus.
Para informações adicionais sobre o projeto e o inquérito, consulte aqui.
Fonte: DGE
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