sábado, 12 de março de 2022

Ferramenta altamente precisa para a deteção do autismo a partir dos 12 meses de idade

Os investigadores encontraram uma ferramenta de rastreio precoce do autismo desenvolvida pela Universidade La Trobe, Austrália, os investigadores - e já utilizada na Austrália e 10 outros países - é a mais eficaz do mundo, e deteta as crianças 3+ anos mais cedo do que os testes tradicionais.

Publicado na JAMA Network Open, o estudo quinquenal de mais de 13.500 crianças vitorianas considerou o SACS-R extremamente preciso na identificação de crianças muito pequenas no espectro do autismo. Dos bebés e crianças de 12 a 24 meses de idade assinalados pela ferramenta, 83% foram posteriormente diagnosticados com autismo.

Quando utilizado juntamente com um controlo SACS-Preschool, 96% das crianças do espectro do autismo foram identificadas pelo seu controlo de saúde de 3,5 anos.

A investigadora principal, Professora Associada Josephine Barbaro, do Centro de Investigação do Autismo Olga Tennison da Universidade de La Trobe (OTARC), disse que a investigação aponta para a necessidade crítica de o SACS-R e o SACS-Preschool serem implementados em toda a Austrália e no mundo, como parte dos controlos regulares de saúde infantil.

"Os pais são frequentemente aconselhados a "esperar para ver" quando levantam preocupações sobre o desenvolvimento do seu filho. Isto significa que a idade média de diagnóstico é de cerca de quatro a cinco anos, e as oportunidades de apoio precoce têm sido perdidas", disse o Professor Associado Barbaro.

"Colocar esta ferramenta extremamente eficaz nas mãos de um profissional de saúde primário formado, de modo a que durante os seus controlos de saúde de rotina também estejam a fazer o rastreio do autismo, faz uma enorme diferença no diagnóstico precoce.

"O SACS-R não é apenas o instrumento de rastreio mais eficaz do mundo, ao contrário de muitos, pode ser utilizado dentro da comunidade em grandes populações, permitindo a identificação precoce de crianças muito pequenas em toda a parte", disse o Professor Associado Barbaro.

Cada criança vitoriana a frequentar um exame de saúde de rotina aos 12, 18 e 24 meses já é rastreada utilizando a ferramenta SACS-R, depois de o Governo vitoriano ter financiado formação a nível estatal para enfermeiros de saúde materna e infantil em 2019.

A ferramenta adicional SACS-Preschool pode ser utilizada no exame de saúde de 3,5 anos para aumentar a eficácia do processo de identificação - embora a formação para tal não seja atualmente financiada em Victoria.

O Vice-Chanceler de La Trobe, Professor John Dewar AO, disse que a ferramenta de rastreio é um excelente exemplo de investigação de alto impacto que pode fazer uma diferença tangível para a vida das pessoas.

"A identificação precoce do autismo utilizando esta ferramenta já mudou a vida de milhares de crianças e das suas famílias em todo o mundo", disse o Professor Dewar.

"Uma contribuição extraordinária dos peritos em autismo de La Trobe, esta nova investigação levará provavelmente a que ainda mais países adotem a ferramenta e incorporem programas de rastreio nos seus sistemas de saúde".

Sobre a ferramenta SACS-R

As ferramentas SACS-R (Social Attention and Communication Surveillance-Revised) e SACS-Preschool (SACS-PR) foram testadas utilizando fundos da Autism CRC e da Menzies Foundation.

Desenvolvida ao longo de 15 anos pelo Professor Associado Barbaro, a ferramenta é utilizada para identificar um conjunto de comportamentos característicos de crianças no espectro a partir dos 11 meses de idade, incluindo a utilização pouco frequente ou inconsistente:
  • gestos, como acenar e apontar para objetos
  • resposta ao nome a ser chamado
  • contacto visual
  • imitação ou cópia de atividades alheias
  • partilha de interesse com outros
  • peça de teatro a fingir
O SACS-R é agora utilizado em todo o estado em Victoria e na Tasmânia, e a formação foi concluída em New South Wales, Queensland, e South Australia.

Profissionais de saúde em dez outros países do mundo - incluindo a China, Singapura, Polónia, Japão, Nova Zelândia, Nepal e Bangladeche - foram também formados na utilização da ferramenta.

Fonte: neurosciencenews por indicação de Livresco

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator


Sem comentários: