terça-feira, 11 de setembro de 2012

Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial

Hoje, dedico este texto à divulgação da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial. Foi criada em Julho de 2008 por um grupo de professores de Educação Especial, que anteriormente dinamizavam o FEEI, Fórum de Estudos de Educação Inclusiva, devido à necessidade de aglutinar os docentes de educação especial numa associação profissional, até então inexistente.
Partilho, abaixo, o editorial da newsletter de setembro escrito pelo presidente Prof. Doutor David Rodrigues.

Caros sócios e amigos:

Há quem compare a vida de professor ao mito do eterno retorno… Quando se encontra, no final de um ano letivo, um certo equilíbrio de informação, conhecimento e relação, eis que tudo regressa ao princípio com um novo ano cheio de surpresas de… informação, conhecimento e relação.
Eu penso que esta é uma forma muito convencional e redutora de encarar a vida e sobretudo a vida de professor. Pensar que a vida é um eterno retorno apela a uma representação em círculo; quer dizer que andaríamos à volta, à volta, tendo só por certeza que no futuro havemos de voltar a passar pelos lugares que já passamos mil vezes antes. A vida de professor não é (ou não deve ser) um eterno retorno é talvez mais que um círculo, uma espiral em que sempre vamos vendo coisas diferentes de ângulos e perspetivas elas também diferentes. O facto de parecer que andamos em círculo não nos deve iludir: nunca passaremos pelas mesmas situações da mesma maneira: se virmos as situações iguais aos que já vimos é porque não estamos a ver claro e se pensarmos que os problemas de hoje ou do futuro se resolvem com as soluções que encontramos no passado estaremos certamente a “economizar” no esforço e no compromisso que precisamos de ter para os resolvermos.
Sei que os tempos não vão bons para a participação. Estamos no meio de uma crise que muitas vezes não percebemos nem como nela entramos nem como dela saímos. Estamos num buraco mas não sabemos quem tirou a terra nem para onde é que ela foi. (É verdade… a terra que falta no buraco foi para qualquer lado…). Nesta situação tudo nos convida a “esperar para ver” e a ter a ilusão que se ficarmos quietos talvez o assunto não piore ainda mais…
Queria iniciar este ano letivo de 2012 desejando a todos os professores em nome da direção da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, um ano lúcido, um ano de compromisso em que façamos ouvir a nossa voz certos que a participação democrática é imprescindível e é talvez o único reduto que temos de preservar a todo o custo. Porque a democracia, como muito bem nos ensinou o ideário do 25 de Abril de 1974, é a chave do desenvolvimento por muito trabalhosa que possa parecer.
Um bom ano profissional e pessoal para todos! E não se esqueçam: esta associação existe para amplificar a vossa voz. Não se afastem do microfone!

David Rodrigues

Presidente da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial

Editorial da newsletter de setembro de 2012 (1ª QUINZENA)

Sem comentários: