Uma escola voltada para o futuro está a funcionar na Escola de 2.º e 3.º Ciclos dos Louros, a forma encontrada pela instituição de ensino para responder a um conjunto de alunos desmotivados que não encontrava na escola tradicional um caminho. Falamos do projeto ‘Inov@louros’, um formato inspirado na famosa Escola da Ponte em que mais de 60 alunos de currículos alternativos e de ensino de adultos encontra às quartas-feiras uma sala de aula diferente. A principal diferença é que é cada aluno quem define o que quer aprender, escolhendo no início do ano letivo um tema, desenvolvido depois em quatro salas de aula e várias atividades, sempre decididas pelos próprios. O resultado, diz um dos coordenadores, são alunos mais motivados, participativos e integrados. (...)
“Este projeto é uma tentativa de trazer a escola para o século XXI”, revelou Elsa Trindade. “Nós achamos que continuamos a trabalhar de forma muito tradicional dentro da sala de aula, que não dá resposta aos alunos”, disse a coordenadora, que com Francisco Pereira está à frente do projeto.
Na intervenção, Miguel Albuquerque reforçou a intenção do Governo Regional de trabalhar novas abordagens. “Um dos objetivos do nosso programa na área da Educação é pensar um pouco fora da caixa”, assumiu o presidente do Governo. Falando para a plateia, referiu a velocidade a que a sociedade evolui e que as mudanças serão cada vez mais rápidas.
Da parte do secretário, novos projetos que venham responder aos desafios da comunidade educativa são bem-vindos e mais do que modelos a adotar em todas as escolas, prefere modelos feitos à medida de cada instituição de ensino, explicou Jorge Carvalho: “Nós não atuamos na lógica da replicação dos projetos. Nós o que procuramos é validar, sensibilizar para a necessidade de encontrarmos projetos que possam responder de forma muito positiva aquilo que são os desafios da escola, os desafios da sociedade, mas acima de tudo as necessidades dos alunos”.
Fonte: Dnotícias por indicação de Livresco
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