quinta-feira, 16 de março de 2017

Presidente da Pró-Inclusão distinguido por organização norte-americana

David Rodrigues recebeu prémio do Council for Exceptional Children
A organização norte-americana Council for Exceptional Children (CEC) atribuiu ao Presidente da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, David Rodrigues, o prémio Distinguished International Leader Award 2017. Este prémio costuma ser atribuído “a profissionais que tenham demonstrado uma liderança internacional de relevo no campo da Educação Especial”, frisa o Ministério da Educação numa nota em que felicita David Rodrigues, que é também colaborador regular do PÚBLICO.

Nesta mesma nota, o ME refere que a CEC é “a mais prestigiada organização mundial de académicos e profissionais no campo da Educação Especial e Inclusiva”. O prémio será entregue em Boston a 21 de abril.

“Foi uma boa surpresa”, comentou David Rodrigues (...), frisando que este tipo de reconhecimento “traz maior visibilidade ao trabalho desenvolvido, permite agregar mais pessoas e também mais recursos”. “É uma alavanca para irmos mais longe”, acrescenta.

Numa nota divulgada a propósito desta distinção a Pró-Inclusão, que se tem distinguido sobretudo pelas ações de formação de professores da educação especial e pela divulgação dos problemas do setor, frisa que “se trata de um reconhecimento não só pessoal, mas sobretudo do trabalho que os alunos, os professores, as famílias, as escolas e todo o sistema educativo em geral têm vindo, há muitos anos, a realizar para tornar efetiva a educação de jovens com dificuldades e condição de deficiência.”

David Rodrigues, 65 anos, foi fundador da Pró-Inclusão e pertence também ao Conselho Nacional de Educação, onde é representante das sociedades e associações do setor. Foi professor da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, onde coordenou o Mestrado em Educação Especial e o Curso de Terapias Expressivas. Para além de ser autor de vários livros sobre esta temática, também colaborou em iniciativas da UNESCO e representou Portugal em vários projetos europeus, nomeadamente o “Helios II”, do qual saiu um guia europeu de boas práticas sobre a sobre igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência.

Fonte: Público

Sem comentários: