Um agente da PSP de Portalegre terminou esta semana o primeiro Curso de Língua Gestual Portuguesa dirigido a polícias. Uma formação onde participaram mais 21 agentes de todo o país.
Em declarações a esta estação emissora, o comandante da PSP de Portalegre Joaquim Simão afirmou que este curso tem como objetivo dar ferramentas básicas para que os agentes consigam “resolver potenciais problemas de comunicação”.
O comandante sublinhou a importância desta formação que irá facilitar a comunicação com a comunidade surda, aproximando assim a polícia de toda a população numa perspetiva preventiva, de comunicação pró-ativa e de proximidade com todos os cidadãos.
Joaquim Simão adiantou ainda que é intenção da PSP que os agentes continuem a formação nesta área.
A formação, "integralmente idealizada, concebida e realizada" por quadros da PSP, foi alvo de análise prévia e parecer positivo da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, através dos seus docentes da unidade técnico-científica de educação especial e inclusão.
Este foi o primeiro curso de Língua Gestual para polícias a ser ministrado na União Europeia, através de uma plataforma e-learning.
Fonte: Rádio Portalegre por indicação de Livresco
Sem comentários:
Enviar um comentário