Teve lugar hoje as mini-olimpíadas para alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) das escolas do 1º, 2º e 3º ciclo e secundário do concelho de Braga.
A iniciativa decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo da Universidade do Minho, no Campus de Gualtar, no âmbito da ‘Educação Inclusiva’. No decorrer da atividade, os alunos efetuaram seis provas: vaivém com obstáculos, lançamento de bola medicinal (2kgs), saltos steps, lançamento do peso, corrida de velocidade e estafetas.
Para além das referidas provas, os 180 alunos oriundos das escolas de Braga tiveram também a oportunidade de experimentar a modalidade do voleibol sentado, assistir a uma demonstração do grupo APD, bem como partilhar e auscultar o testemunho e as experiências do Embaixador e Campeão Mundial, Lenine Cunha, acompanhado pelo presidente do Comité Paralímpico, Humberto Santos.
Lídia Dias, vereadora da educação da Câmara Municipal de Braga, sublinhou que é essencial fomentar a inclusão e que a prática da atividade física é a ‘ferramenta ideal’ para esse feito. “Independentemente da complexidade das necessidades de cada um, todos são importantes e o respeito pela diversidade humana e pela individualidade de cada um são os alicerces de uma educação para todos”, afirmou, referindo ainda que a inclusão é um direito que possibilita que todos ocupem o seu espaço na sociedade.
O evento, de natureza lúdico-pedagógico e desportivo, é realizado pelo Município de Braga, em colaboração com os parceiros sociais, a Cooperativa para o Desenvolvimento Psicossocial de Crianças com Necessidades Educativas Especiais (Coop21) e o Instituto Nacional de Reabilitação (INR).
Fonte: Braga TV por indicação de Livresco
Sem comentários:
Enviar um comentário