quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Inalar insulina em vez de injetar

Os doentes com diabetes vão poder inalar insulina em vez de a injetar. O inalador, denominado Afrezza, cabe na palma da mão e será comercializado no segundo trimestre de 2014. Mas, para já, é uma novidade apenas para o mercado norte-americano.
De acordo com informações do fabricante, a MannKind, o aparelho nos Estados Unidos da América terá um custo semelhante ao das injeções ou canetas, cerca de 1489 euros anuais.
A empresa espera que os doentes prefiram inalar a insulina em vez de a injetar.
Em 2007, a farmacêutica Pfizer testou no mercado um produto semelhante, ou pelo menos com o mesmo princípio, o Exubera, que não teve aceitação por parte dos doentes. Dados da Bloomberg Businessweek indicam que entre as razões que ditaram o fracasso do produto estão o preço elevado e o facto de não ser prático e discreto devido ao tamanho.
O Exubera acabou por ser retirado do mercado dois anos depois de ser comercializado.
Segundo a MannKind, o Afrezza, por sua vez, deve ser inalado por meio do ‘Dreamboat’, um pequeno inalador, 12 a 14 minutos antes das refeições.
O objetivo é que a insulina atinja, durante a refeição, níveis no organismo iguais aos dos indivíduos que não são diabéticos.
In: CM

Sem comentários: