quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Descoberta que pode tratar obsessão

Rui Costa, investigador do Programa Champalimaud de Neurociências, descobriu que existe uma área do cérebro que permite, quando estimulada, a fazer a mudança de ações automáticas e intencionais, em linguagem mais comum 'manias'.
Esta descoberta poderá ser importante para tratar doentes afetados com o distúrbio obsessivo-complusivo. "Por exemplo, uma pessoa que tenha compulsão em estar sempre a lavar as mãos vai poder voltar a ganhar controlo sobre as suas ações", explica Rui Costa.
Na base desta revelação, que permite quebrar hábitos, está um estudo feito em conjunto com a cientista Christina Gremel (...) publicado na revista científica "Nature Communications".
O estudo, que se baseou em experiências feitas em ratos, prova que quando são inibidos os neurónios da área órbito-frontal (uma zona do cérebro) é possível reduzir as ações intencionais. Quando esses mesmos neurónios são ativados aumentam essas mesmas ações. 
O cientista português começou a investigação nos EUA quando trabalhava nos Institutos Nacionais de Saúde americanos e trouxe o projeto para Portugal em 2009. "Foi uma oportunidade e um desafio da Fundação Champalimaud", diz.
Rui Costa pretende agora continuar a investigar esta área e experimentar a sua aplicação em humanos. 

Sem comentários: