terça-feira, 27 de agosto de 2013

Queijo põe menina muda a falar

Fields Taylor, uma criança inglesa de três anos, nasceu muda devido à síndrome de deficiência de GLUT1 (transportador de glicose tipo1). Com uma pequena mudança na alimentação, a menina começou a falar, ao contrário do que todos os médicos previam.

Quando Fields nasceu foi-lhe diagnosticada hiperatividade, no entanto, um ano depois, os médicos perceberam que a menina sofria de síndrome de deficiência de GLUT1. A doença não permitia que a glucose chegasse ao cérebro, fazendo com que não desenvolvesse a fala. Quando começou a comer creme de queijo, ganhou voz.

A explicação para esta inesperada evolução é que a grande quantidade de gordura presente neste alimento é usada como fonte de energia, em vez da habitual glucose.

“A primeira vez que a ouvi falar foi incrível”, conta a mãe da menina. “É de loucos, a quantidade de queijo para barrar que ela come, mas vale a pena. Ela adora-o e faz pilhas de bolachas barradas com o creme.”

Os pais ficaram incrédulos com a simplicidade da solução, e, tal como os médicos, ficaram surpresos como uma pequena alteração alimentar pode fazer uma transformação tão grande no desenvolvimento de Fields. Atualmente a menina britânica come quatro embalagens deste produto por semana.

A síndrome de deficiência de GLUT1 afeta poucas pessoas no mundo. (...) no Reino Unido só 26 pessoas sofrem desta patologia. Ainda não foi descoberta uma cura, mas uma dieta rica em gorduras pode ajudar significativamente a melhorar.
In: CM

Sem comentários: