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A presente publicação organiza-se em 3 partes estruturantes: a primeira parte focaliza-se na ação docente e desenvolvimento profissional e aborta quatro temas centrais: a centralidade da gestão do currículo e o desenvolvimento profissional , a organização e coordenação do trabalho docente e papel do conselho de ano como estrutura de gestão pedagógica intermédia, a assessoria pedagógica enquanto projeto formativo para a melhoria e as competências profissionais e desenvolvimento docente.
A segunda parte incide sobre a avaliação e desenvolvimento da escola e desenvolve-se em três capítulos: o primeiro sobre a avaliação das escolas e respetivas perspetivas e (des)ilusões, o segundo sobre a avaliação das escolas e a gestão do conhecimento e o terceiro sobre os desafios da avaliação externa das escolas.
A terceira parte organiza-se em torno da temática do município e administração local da educação, desenvolvendo três temas: a municipalização do ensino em Portugal e as lições da história , os projetos educativos Municipais e administração local da educação e as “Malhas que o império tece” e a ação de consultoria em projetos locais, designadamente em torno dos Projetos Educativos Municipais.
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