segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Autismo: o João é escritor, mas deseja ser médico

O João é autista. Nunca falou, em 19 anos de vida, mas escreve. E bem, segundo a Porto Editora, que editou o seu livro “O Menino de Deus”, que valeu um prefácio de Valter Hugo Mãe. "O João não fala. O João não anda na escola. O João não lê. O João não vê televisão e nunca usou um computador, tablet ou telefone. Mas desde pequeno que começou a escrever em português e noutras línguas. Escreve sobre tudo o que acontece na atualidade, fazendo dissertações sobre o futuro da humanidade, educação, política, relações afetivas e espiritualidade. Ele escreve como se tivesse acesso à informação de uma forma que desconhecemos." É assim que a autora do projeto "Dá-me a Minha Voz", Sara Correia, descreve o João, cujo autismo foi diagnosticado quando tinha apenas dois anos.
Atualmente, o sonho de João é libertar-se das suas limitações físicas e tornar-se médico holístico. O autismo é um distúrbio neurológico que afeta um número crescente de pessoas em todo o mundo. "Compreender o autismo é um desafio que nos obriga a evoluir como seres humanos. Acredito que estas crianças têm dentro delas uma inteligência universal, demasiado grande para caber neste mundo, mas que se impõe para que se renove a esperança num futuro melhor. É preciso entender que a transformação que os autistas estão a provocar nos outros leva a uma evolução que precisa de acontecer nas pessoas, no mundo. O João e todos os outros autistas com quem tenho tido o privilégio de me cruzar, ensinaram-me isto." 
A exposição do projeto de Sara Correia inaugurou a 19 de outubro, no Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural, no Porto.

Fonte: Público

Sem comentários: