domingo, 17 de agosto de 2008

Religião Cultura católica em escola virtual

Formação de qualidade em Catequese, Turismo e Património Religioso, e, ainda, em Doutrina Social da Igreja, para servir mais e melhor movimentos e obras cristãs
A Universidade Católica Portuguesa tem um projecto de escola virtual que aproxima alunos e professores na aprendizagem a distância, com propostas de formação em Catequese, Turismo e Património Religioso e Doutrina Social da Igreja.
A formação em Síntese Catequética Avançada tem como principal objectivo fornecer uma proposta espiritual e doutrinal da fé cristã através de um percurso guiado pelo Catecismo da Igreja Católica. O curso pretende proporcionar uma formação mais sólida com vista a facilitar uma melhor co-responsabilização e cooperação na missão e tarefas das paróquias, movimentos, organismos e grupos eclesiais. Destina-se a responsáveis da catequese, da liturgia, da acção social, dirigentes de movimentos e candidatos a cursos de Teologia ou Ciências Religiosas.
A formação resulta da parceria entre o Secretariado Nacional da Educação Cristã e a Faculdade de Teologia da UCP. O curso terá o seu início em Outubro próximo e estender-se-á até Julho de 2009.
Outro curso é o da Formação Avançada em Turismo e Património Religioso e tem em conta a importância cultural e socioeconómica do património religioso de Portugal. É uma iniciativa da Faculdade de Teologia, em colaboração com o Instituto de Ensino e Formação a Distância da UCP. Propõe também um programa de formação avançada que visa compreender e explorar, de forma inovadora, as diferentes dimensões e concretizações dessa memória cultural. Desde a arquitectura às artes plásticas e ao património museológico, mas também proporcionando uma incursão pelas tradições, ritualidades e outras práticas, que caracterizam tanto as grandes religiões históricas como as religiosidades tradicionais características das identidades locais.
O terceiro curso é de Doutrina Social da Igreja. A Cáritas Portuguesa volta a ser parceira da Faculdade de Teologia da UCP. Destina-se aos que têm responsabilidade em comunidades ou movimentos eclesiais, em particular na acção social, para que aprofundem conhecimentos sobre as propostas sociais da Igreja. Pretende-se dotar os alunos de uma síntese pessoal do Cristianismo que veja na responsabilidade social uma referência incontornável da espiritualidade cristã.

Sem comentários: