sábado, 23 de agosto de 2008

Bons hábitos são o melhor para combater insónias

Combinar alguns hábitos ajuda mais a conciliar o sono do que recorrer a medicamentos, que têm efeitos secundários e não podem ser uma solução para toda a vida. Investigadores alemães fornecem algumas pistas.
Ir para a cama só quando se está cansado e pronto para dormir. Este é um dos conselhos dados por investigadores do Instituto Alemão para a Qualidade e Eficiência dos Cuidados de Saúde. Eles acrescentam que ler ou ver televisão na cama pode fazer desaparecer a sonolência. Antes de se ir para o quarto, deve-se adoptar a prática de algumas técnicas de relaxamento que levem uma pessoa a "desligar" os botões. Evitar o álcool ou bebidas com cafeína é outro dos segredos. "Poucos sabem que o álcool é uma das principais causas de uma má noite de sono, apesar de associarem esta experiência ao café, ao chá ou à coca-cola", adverte o director do instituto, Peter Sawiki.
Das observações feitas, os investigadores avançam com outro conselho: se não se consegue dormir, o melhor é não se fixar obstinadamente nessa dificuldade e sair da cama para se entreter com qualquer coisa. Outra das receitas para melhor dormir é acordar sempre a uma hora certa.
Um em cinco adultos dos países industrializados sofre de insónias pelo menos numa fase da vida.
Justificação:
Embora este post não esteja relacionado com as questões da educação especial e de política educativa, penso que tem algum interesse para muitos de nós, professores, sobretudo nesta fase conturbada de início de ano e de adaptação a esta panóplia de alterações na carreira docente e na autonomia, administração e gestão das escolas.

Sem comentários: