domingo, 3 de julho de 2022

"Estas 5 aplicações mudaram completamente a minha forma de viver com o meu PHDA"

Passei quase toda a minha vida a pensar que era má em, bem, em tudo. Acontece que na realidade era PHDA (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção) - algo que me foi diagnosticado mais tarde na vida. Nunca aprendi os mecanismos necessários para me organizar e funcionar como os outros o poderiam ter nos seus anos de formação.

Desde então, aprendi que posso estruturar os meus pensamentos e ações com a ajuda de aplicações. Não me vou lembrar das tarefas diárias, mas as aplicações sim. Juntas, elas fornecem-me a ajuda de que preciso para funcionar sem um segundo pensamento.

Em vez de procurar uma "lista das 10 melhores aplicações PHDA" no Google, que não se debruça realmente sobre a forma como as aplicações me podem realmente ajudar, olhei para as muitas outras que sofrem dos mesmos problemas que eu. Todos nós colocámos a mesma questão: Como é que eu vivo assim?

O que eu precisava
Antes mesmo de saber que tinha PHDA, tentei controlar a minha falta de organização, o desejo sempre presente de procrastinar e o esquecimento escrevendo notas para mim própria como lembretes. Isto acabou mal, uma vez que depois tive um número escandaloso de papéis perdidos sobre a casa, nos meus bolsos ou no vácuo onde meias especialmente selecionadas iam parar à máquina de lavar roupa na versão Nárnia.

Experimentei a aplicação "Notes no meu telefone" durante anos. Era melhor do que papel, mas ainda me deparei com a questão onde iria criar muitas notas, e nenhuma delas tinha estrutura. Misturavam-se entre prazos, ideias, tarefas e lembretes. Por causa disso, tornou-se uma tarefa específica apenas para as classificar. Isto, por sua vez, levar-me-ia a procrastinar a lidar com essa confusão. Até hoje, ainda não olhei para elas.

Viver assim deixou-me constantemente frustrada. Precisava de um conjunto uniforme de ferramentas para acompanhar as minhas tarefas, lembrar-me constantemente dos prazos e tomar e organizar as minhas notas. Precisava de aplicações que dividissem os meus pensamentos em trabalho, tarefas, lembretes e outros pequenos pormenores (como lembrar que a alimentação era importante).

Rotina para tarefas diárias
Apesar de ter encontrado alguns tipos de aplicações, tenho mexido em algumas que as pessoas com PHDA disseram ajudá-los. Depois de experimentar estas aplicações, sinto-me realmente esperançosa.

A aplicação com maior rigidez em termos de organização é a Routinery. Ela faz exatamente o que odeio fazer, mas que precisa tanto. Tarefas diárias e trabalhos sempre foram a minha desgraça, levando-me por vezes a perder horas a olhar para o relógio e a evitar o trabalho. Isto acrescenta urgência às tarefas de que o meu PHDA precisa para se concentrar realmente nelas.

Depois de alguma informação sobre a minha parte, a Routinery continha a minha rotina diária ideal até ao minuto exato. Isto incluía lembrar-me de beber água e fazer pausas quando me concentrava num passatempo (alguma vez passei 14 horas sem uma pausa para um desenho até às 8 da manhã?). Por vezes, sinto-me sobrecarregada com o horário que está planeado, mas aprendi que posso olhar para a lista ao longo do dia para me lembrar do que fiz e do que ainda não fiz.

HabitNow para construir hábitos
Na mesma linha, HabitNow faz uma estruturação semelhante para a minha vida, mas mais com hábitos. Dos quais não tenho nenhum. Com HabitNow, podia facilmente introduzir hábitos que eu queria reforçar e verificar, tal como os fiz.

Todos os dias, atualizava-os e lembrava-me de os voltar a fazer. No passado, com apenas notas, mesmo quando conseguia lembrar-me de tentar manter os hábitos, não tinha nada nem ninguém a responsabilizar-me. HabitNow lembra-me agora dos meus prazos estabelecidos para tais tarefas e continua a incomodar-me até as verificar. Tira-me uma tonelada de tensão mental e ansiedade ao lembrar-me de tudo por mim.

Monday.com organiza o meu trabalho
Em termos de organização do trabalho, Monday.com é a perfeição. Organiza e mostra-me todos os meus prazos atuais. Incluindo tarefas de trabalho concluídas que eu possa ter de verificar novamente. A parte que realmente riscava essa comichão para o meu cérebro PHDA estava a ser autorizada a incluir notas particulares sobre cada tarefa de trabalho que eu tinha.

Era também incrivelmente fácil de navegar e configurar tudo isto. Na verdade, gostei de o preencher, uma vez que era um processo tão suave. Nunca é demais sublinhar como o incrivelmente bem estruturado Monday.com estruturou todo o meu trabalho. Ainda abro a aplicação de poucas em poucas horas só para ver o que tenho pela frente e no que devo estar a trabalhar.

O Forest keeps mantém-me na tarefa
Uma aplicação que apreciei não fez muito para organizar a minha vida. Em vez disso, ajudou a controlar-me. Essa aplicação chama-se Forest. Planta-se uma pequena árvore e a aplicação impede-te de sair dela para procrastinar, dizendo-te que a planta morrerá se sair antes de o temporizador estar pronto.

Não sei de outras, mas isso é mais do que suficiente para me convencer a fazer uma pausa e terminar o meu trabalho atual. A aplicação dá a recompensa de recolher e ver aquela árvore que cultivou no seu jardim. Também pode ver todas as árvores que cultivou e o quanto foi capaz de se concentrar. Uma vez que as pessoas que sofrem de PHDA como eu precisam de mais representações visuais das suas ações, achei isto inspirador. Foi-me recordado que me saí bem uma e outra vez de pequenas formas.

O Lifesum ajuda-me a cuidar do meu corpo
A organização alimentar e dietética não é algo que muitas pessoas consideram, especialmente quando essa pessoa tem ADHD. Lifesum, uma das melhores aplicações de fitness de 2022, foi uma das que vi outros recomendarem por uma pilha de razões. Muitas aplicações dietéticas ou de organização alimentar ofereciam todas as mesmas características com ligeiras variações, mas a única aplicação pela qual me apaixonei foi a mistura coesiva que Lifesum oferecia.

Podia reunir receitas, plano de refeições e construir uma lista de mercearia que podia verificar à medida que ia comprando. Mas o que eu mais adorava era o diário alimentar e o medidor de progresso. Mantinha um registo de calorias como qualquer outro diário alimentar, mas isto calculava a quantidade de hidratos de carbono, proteínas e gordura que eu deveria ter para o meu corpo e sabia quanto cada alimento que eu comia estava a acrescentar a essas necessidades. Juntos, a aplicação era tudo o que eu precisava em relação à comida.

Devido à PHDA, eu - como muitos outros - sofro de hiperfoco nos alimentos de conforto por textura ou sabor. Isto acontece por vezes à custa de eu ignorar a nutrição durante semanas, até o meu corpo me dizer fisicamente que cometi muitos erros. A certa altura, fiquei realmente com anemia por causa das minhas escolhas alimentares, pelo que ter algo que me ajude a detetar se estou a exagerar é quase um salva-vidas literal.

O que ajudou e o que não ajudou
A maior ajuda para organizar a minha vida foi estruturar cada parte das minhas necessidades para as aplicações certas. Não há nenhuma aplicação que possa fazer tudo e, se fosse possível, seria tão complicado que eu desistiria completamente.

Em vez disso, deixei que Lifesum me ajudasse com a alimentação e a acompanhar as necessidades do meu corpo. Monday.com foi perfeito para manter o controlo do meu trabalho e sempre visível. Comecei a construir hábitos de mudança de vida com HabitNow e não tenciono parar tão cedo.

A Routinery construiu a minha agenda diária para que eu a pudesse apanhar como eu precisava. A única coisa com que ainda luto é que é um pouco rígido demais no planeamento de cada pequena coisa que faço. Com a minha agenda diária, quase nunca consigo seguir os planos até ao minuto. Ainda mais com a minha PHDA a manifestar-se na forma como me desvio constantemente.

Tudo isto dito, há algo excecionalmente mágico em ser capaz de cuidar de mim sem depender dos outros. Finalmente, sinto-me um pouco mais capaz de enfrentar o mundo e apenas viver. Esta nova estabilidade e responsabilidade é um lembrete constante do que deveria estar a fazer para não ter de me punir para lembrar coisas que a minha mente simplesmente não consegue acompanhar.

Elizabeth Tirk

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator

Fonte: digitaltrends por indicação de Livresco

Sem comentários: