sábado, 11 de junho de 2022

Crianças têm de ir para a escola pelos próprios meios

A professora catedrática Beatriz Pereira, da Universidade do Minho, que é especialista na área da educação das crianças, deu nota da importância do desenvolvimento motor e intelectual dos mais pequenos, para que estes sejam autónomos nas suas deslocações para a escola, foi hoje divulgado.

A especialista falava na iniciativa “Bom Dia Freguesia”, na Junta de São Víctor, em Braga, onde afirmou que as crianças precisam de se deslocar de forma ativa – a pé, de bicicleta e de patins – “para conseguirem desenvolver capacidades de orientação e terem sentido espacial”.

Citada em comunicado (...), a especialista realçou, ainda, que nos jardins de infância e nas escolas primárias, as crianças devem poder ir a pé ou de bicicleta para a escola, pois faz-lhes bem à saúde, desenvolvendo mais as suas capacidades motoras e ajudando no combate à poluição.

Um dos problemas que a professar elencou foi a “pressão automóvel junto das escolas, que põe em causa não só a autonomia das crianças, mas também a sua segurança, a segurança de quem circula naqueles locais e, sobretudo, a poluição que causa à porta das escolas”.

Nesta matéria, a professora alertou para a necessidade de reorganização da infraestrutura, por forma a garantir que estas deslocações são efetuadas de uma forma ativa e segura, capacitando as crianças e dando segurança aos pais.

Contudo, defende, os Municípios têm um papel fundamental, podendo reformular as áreas de circulação num raio de 500 metros dos estabelecimentos escolares.

“A reorganização do espaço público e a promoção das infraestruturas, ajudará a desenvolver o sentido físico e anímico das crianças, que são o futuro das sociedades”, disse. (...)

Fonte: O Minho

Sem comentários: