sábado, 26 de fevereiro de 2022

CHEGAR A TODOS OS ALUNOS: um pacote de recursos para apoiar a inclusão e equidade na educação


O pacote de recursos Reaching Out to All Learners concentra-se naquele que é, sem dúvida, o maior desafio enfrentado pelos sistemas educativos em todo o mundo, o de encontrar maneiras de incluir e garantir a aprendizagem de todas as crianças nas escolas. Em países economicamente mais pobres, trata-se principalmente dos milhões de crianças que não são capazes de frequentar a educação formal. Enquanto isso, nos países mais ricos, muitos jovens deixam a escola sem qualificações que valham a pena, alguns optam por desistir porque as aulas parecem irrelevantes e outros são colocados em classes especiais ou escolas fora do ensino regular. A UNESCO estima que meninas de 12 a 17 anos correm um risco particular de abandonar a escola em países de renda baixa e média-baixa, enquanto os meninos correm mais risco em países de renda média-alta e alta. Recentemente, os professores enfrentaram novos desafios sem precedentes, à medida que procuram encontrar maneiras de garantir uma educação de qualidade para todos os seus alunos no contexto da pandemia do COVID-19. Embora a natureza desses desafios varie dependendo da localização, uma preocupação comum é com aqueles estudantes que são conhecidos por serem vulneráveis à marginalização ou exclusão, como os dos lares mais pobres, refugiados e aqueles em situações de conflito, minorias étnicas e linguísticas e origens indígenas, e crianças com deficiência. Conclui-se que os esforços para garantir a recuperação educacional após a pandemia devem ser baseados nos princípios de inclusão e equidade.


Fonte: Newsletter - fevereiro 2022 da Pró-Inclusão

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