domingo, 27 de fevereiro de 2022

3 em 10 professores não utilizam tecnologia: “Estorva mais do que ajuda”

A tecnologia está presente nas salas de aula em Portugal, há muito tempo. Mas muitos professores não a utilizam frequentemente.

Um estudo indica que cerca de 31% dos docentes – entre os 2.580 que responderam ao inquérito – não utilizam a tecnologia disponível no respectivo estabelecimento de ensino: “Nem sempre funciona e é mais um obstáculo do que um benefício“, lê-se no documento citado pelo Público.

Ainda relacionado com esse número, 15% não utilizam a tecnologia nas escolas, “ou porque não é fácil fazê-lo ou porque consideram que não é necessária“.

Esta análise foi elaborada por dois investigadores da Universidade do Minho e foi publicado pela Promethean, empresa focada na venda de equipamentos tecnológicos.

A formação para a utilização dos meios tecnológicos em sala de aula ainda não é generalizada: mais de um terço (36%) dos professores não teve formação neste sentido. E cerca de 30% não participaram em qualquer formação do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

A grande maioria dos participantes neste estudo (86%) tem noção de que a tecnologia é prioritária nas escolas; e 64% utilizam frequentemente a tecnologia mas cerca de 12% admitiram que não têm competências digitais.

Pouco mais de um quinto dos professores (21%) sabem utilizar bem a tecnologia na sua vida pessoal mas não estão confiantes para fazerem o mesmo numa sala de aula.

Mais de metade dos docentes (52%) acha que o comportamento dos alunos melhorou por causa da presença da tecnologia durante as aulas.

Fonte: ZAP por indicação de Livresco

Sem comentários: