A tecnologia está presente nas salas de aula em Portugal, há muito tempo. Mas muitos professores não a utilizam frequentemente.
Um estudo indica que cerca de 31% dos docentes – entre os 2.580 que responderam ao inquérito – não utilizam a tecnologia disponível no respectivo estabelecimento de ensino: “Nem sempre funciona e é mais um obstáculo do que um benefício“, lê-se no documento citado pelo Público.
Ainda relacionado com esse número, 15% não utilizam a tecnologia nas escolas, “ou porque não é fácil fazê-lo ou porque consideram que não é necessária“.
Esta análise foi elaborada por dois investigadores da Universidade do Minho e foi publicado pela Promethean, empresa focada na venda de equipamentos tecnológicos.
A formação para a utilização dos meios tecnológicos em sala de aula ainda não é generalizada: mais de um terço (36%) dos professores não teve formação neste sentido. E cerca de 30% não participaram em qualquer formação do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
A grande maioria dos participantes neste estudo (86%) tem noção de que a tecnologia é prioritária nas escolas; e 64% utilizam frequentemente a tecnologia mas cerca de 12% admitiram que não têm competências digitais.
Pouco mais de um quinto dos professores (21%) sabem utilizar bem a tecnologia na sua vida pessoal mas não estão confiantes para fazerem o mesmo numa sala de aula.
Mais de metade dos docentes (52%) acha que o comportamento dos alunos melhorou por causa da presença da tecnologia durante as aulas.
Fonte: ZAP por indicação de Livresco
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