Do estudo desenvolvido pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, solicitado pela Direção-Geral da Educação, resulta o Relatório de Avaliação da Implementação das Aprendizagens Essenciais, que se enquadra no processo de monitorização e avaliação das aprendizagens nos ensinos básico e secundário (cursos Científico-Humanísticos) previsto no Despacho n.º 6944-A/2018, de 19 de julho, e no Despacho n.º 8476-A/2018, de 31 de agosto.
Este relatório é composto por duas partes estruturantes. A primeira – “Relatório Final” – apresenta, depois das questões contextuais e metodológicas, os principais resultados, a que se seguem as conclusões e as consequentes recomendações. A segunda – “Estudos Parcelares” – foca-se nas perceções dos vários intervenientes neste estudo relativamente às Aprendizagens Essenciais, a saber, docentes, alunos e pais/encarregados de educação, que se constituem como elementos-chave na implementação desse referencial curricular.
Com este momento reflexivo, é criado mais um contributo para o enriquecimento do currículo nacional do ensino básico e secundário, cumprindo a implementação de uma política educativa assente no Perfil dos Alunos à Escolaridade Obrigatória e na Autonomia e Flexibilidade Curricular.
Pode aceder à versão online do relatório aqui.
Fonte: DGE
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