terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Saiba como escrever documentos usando só a voz no Google Docs

Além do Word da Microsoft, o Google Docs também permite dar um descanso aos dedos e utilizar um modo de digitação por voz, uma funcionalidade que já tinha sido mencionada brevemente no How to TeK e cuja utilização passamos agora a explicar de modo mais pormenorizado, tanto para a versão para browser como para a versão mobile.

A digitação por voz apresenta-se como uma útil ferramenta, sobretudo para aqueles momentos de súbita inspiração em que precisa de registar ideias à medida que surgem na sua mente. Além disso, a funcionalidade pode ser utilizada para transcrever aulas, reuniões ou conferências importantes.

Note que para poder utilizar a digitação por voz precisa de abrir o Google Docs no Google Chrome, ou, alternativamente, num navegador baseado no Chromium, como o Edge da Microsoft.

Para lá do Google Docs, é também possível usar a funcionalidade de digitação por voz para editar notas de orador em apresentações do Google Slides. Se desejar, pode ainda usar comandos de voz para editar os seus documentos, se bem que esta funcionalidade esteja apenas disponível para a língua inglesa e somente para o Google Docs.

Não se esqueça: para que não perca nada do que pretende registar deverá falar pausadamente, mantendo-se a uma distância adequada do microfone do computador ou smartphone. É certo que, mesmo com suporte à língua portuguesa, podem surgir algumas imprecisões, mas pode depois editar o documento e fazer todas as correções necessárias.

Clique nas imagens para saber como ativar a digitação por voz no Google Docs


Siga estes passos:

1 – Se está a usar a versão para browser do Google Docs, comece por abrir o documento em que estava a trabalhar ou um novo. Clique na opção “Ferramentas” e de seguida em “Digitação por voz”. Alternativamente também pode usar a combinação de teclas Ctrl + Shift + S.

2 – Para começar a ditar, clique no ícone do microfone. Antes de começar a usar a funcionalidade, precisa de autorizar o uso do microfone do seu computador. Quando terminar, volte a clicar no ícone.

3 – Pode também configurar a funcionalidade consoante o idioma que está a ser falado. Para tal, basta clicar no menu acima do ícone do microfone.

4 – A funcionalidade funciona do mesmo modo no Google Slides. Depois de abrir uma apresentação, vá a “Ferramentas” e selecione a opção “Digitar por voz as notas do orador”, ou pressione as teclas Ctrl + Shift + S.

5 – Se está a usar a versão mobile do Google Docs, clique no ícone azul no fundo da página para começar a editar o documento. De seguida, selecione o ícone com o formato de um microfone.

6 - Clique no ícone do microfone para começar a registar o que está a ser dito. Quando terminar volte a clicar no mesmo ícone. Também possível configurar a funcionalidade, selecionando o ícone com o formato de uma roda dentada.

7 – Além ser possível bloquear palavras ofensivas, pode configurar o suporte à língua que está a ser falada, clicando em “Idiomas”.

8- Selecione o idioma desejado e, quando terminar, clique em OK.

Fonte: Sapo por indicação de Livresco

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