Este tema tem merecido a atenção de diversos investigadores na área da educação ao longo do tempo nomeadamente ao nível da durabilidade do impacto dos professores nos alunos.
Quando analisamos o impacto do professor no aluno, estamos a ter em conta o impacto nas aprendizagens e no desenvolvimento sócio-afetivo no ano em que o professor e o aluno estiveram no percurso do ano lectivo em sala de aula, mas qual será o impacto desse mesmo professor nos anos letivos que sucedem?
Quando o aluno vai progredindo no seu percurso académico, será que o professor que teve anteriormente consegue continuar a ter impacto nos resultados académicos e no seu desenvolvimento sócio-afetivo mais tarde? Nos estudos que têm vindo a ser realizados tem vindo a concluir-se que apenas até cerca de 30% da contribuição do professor continua a ter impacto ao longo do restante percurso escolar.
Contudo, quando avaliamos o impacto a longo prazo, o impacto do professor volta a ganhar especial relevância com a chegada do aluno ao mercado de trabalho. Por exemplo, se o aluno estiver a ser acompanhado por um professor com um valor acrescentado superior durante a educação pré-escolar, os ganhos futuros poderão ser muito significativos e encontram-se também variações positivas, mas menores, caso o aluno tenha um professor com valor acrescentado superior se situar entre o 4.º e o 8.º anos de escolaridade.
Os estudos mais recentes acerca da qualidade dos professores focam-se cada vez menos em características normalmente usadas para estruturar a carreira dos docentes, tais como a antiguidade ou mesmo educação formal, e mais no conceito de valor acrescentado nos alunos. Trata-se assim de um efeito medido pela contribuição do professor entre o ponto de partida do aluno e os resultados obtidos no final do ano letivo.
Esta medição deverá ser expurgada de outros fatores que afetam o aproveitamento do aluno, tais como o ambiente económico e familiar em que aquele se enquadra. O que esta medida mostra é que o investimento em bons professores tem impactos a curto prazo, mas também ganhos significativos a longo prazo, quando os alunos entram posteriormente no mercado de trabalho.
A aferição da qualidade dos professores continua ainda a ser fonte de vários estudos, como, por exemplo, avaliar de que forma o valor acrescentado pode ser transmissível entre professores, ou seja, como pode a qualidade de um professor ser afetada pela convivência com colegas com maior ou menor valor acrescentado.
Tais resultados demonstram ainda que o investimento na qualidade do ensino é, de facto, uma das políticas educativas com maior impacto no sistema educativo e que será determinante o seu investimento na próxima legislatura.
Adaptado de:
CARIDAD ARAUJO, M., CARNEIRO, P., CRUZ-AGUAYO Y., e SCHADY, N., (2016) Teacher quality and learning outcomes in kindergarten, The Quarterly Journal of Economics, 131(3), pp. 1415-1453.
JACKSON, C. K. e BRUEGMANN, E.,(2009).Teaching students and teaching each other: the importance of peer learning for teachers, American Economic Journal, Applied Economics, 2009(1-4), pp. 85-108.
Lurdes Neves
Fonte: linktoleaders
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