sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Estado da Educação 2020: educação especial

 O relatório Estado da Educação 2020, do Conselho Nacional de Educação (CNE), retrata a situação vivida na educação, em Portugal, no ano de 202, marcada determinantemente pela pandemia. Deste documento, destacam-se as referências à educação especial.



Em 2020, a educação especial utilizou 290,74 milhões de euros em 2020, consolidando a tendência crescente posterior a 2012, com um acréscimo de 5,2% relativamente a 2019.


Os professores deste país/mundo, mas em especial os do AENSM, foram/são também “heróis”, a par dos profissionais de saúde, pois disseram sempre corajosamente “Presente”; foi assim em maio, quando regressaram para o ensino presencial de alunos do secundário e, ao mesmo tempo, continuavam com o E@D para os discentes do 3º ciclo; mais tarde, em janeiro de 2021, quando quase todos os alunos foram para casa, foi necessário, a par da escola de acolhimento, criar a escola presencial para quem o E@D era ineficaz. Após a rápida identificação dos referidos alunos pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, definiram-se horários, abriram-se escolas, solicitámos apoio à Autarquia para garantir o transporte aos alunos e trouxemos para a Escola 57 alunos da educação pré-escolar e 1º ciclo, 58 dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário. 

Foram acompanhados por docentes da Educação Especial, Psicólogas, Terapeutas da Fala, Educadora e Assistentes Sociais, Professores Bibliotecários, Professores com redução letiva, Assistentes Operacionais e elementos da Direção que asseguraram o cumprimento dos PST (os alunos estavam a ter aulas com a respetiva turma) e o material necessário (impressão de fichas, calculadoras, auscultadores, colocação de colchões nas salas para as aulas de Educação Física). Cumulativamente, estes profissionais geriram as refeições e os intervalos e encontraram recursos/ estratégias para que os alunos aprendessem melhor, articulando o trabalho com a Direção/ Diretores de Turma / Professores Titulares.


Sem comentários: